Na prática - Os Segredos da Mente Milionária

Surpresa! easy books no meio da semana.

O redator enlouqueceu 🤪

“Que p0rr4 é essa, Luiz?”. Provável reação de Murilo e Vini, quando verem isso aqui. Ou a sua reação neste momento, caro leitor da easy books.

A explicação está no final da newsletter. 😉

Essa newsletter no meio da semana será um teste. Espero que goste. 🤗


Na prática - O seu modelo de dinheiro

1ª PARTE

Muito do caberia aqui, já foi para o resumo… 😬

Papel e caneta em mãos, folks.

Terceira influência: episódios específicos 📼

  • Modelos e relacionamentos 👫

Como visto no resumo, o dinheiro é um dos principais motivos para que um relacionamento acabe. Seja com uma namorada, esposa ou até mesmo com um sócio, é necessário que você sente com essa pessoa e converse. Siga essas duas etapas:

  1. A primeira etapa é se conscientizar que o modelo do seu parceiro(a) é provavelmente diferente do seu.

  2. Procure compreender e faça o possível para saber o que é importante para essa pessoa nessa área e identifique suas motivações e receios.

Reitero o dito no resumo de que entender o que o dinheiro significa para cada um é essencial. Porque dessa forma, você conseguirá entender o comportamento do seu parceiro(a) - até o seu próprio comportamento - quando o assunto é dinheiro.

Se a sua programação diz que dinheiro é igual prazer imediato, então todo dinheiro que você receber será gasto para satisfazer esse raciocínio. Se a de sua parceira diz que o dinheiro deve ser usado para proporcionar liberdade, as ações dela serão guiadas por esse raciocínio.

Fazendo isso tudo, vocês dois vão conhecer melhor a si próprios e o outro, podendo assim optar pela mudança individual ou a mudança de vocês como casal. Muitos optam por adotar um modelo de dinheiro conjunto. Em outras palavras, um modelo de dinheiro do casal, preservando assim os modelos individuais.

É isso, as outras “práticas” (por assim dizer) eram extremamente necessária para a explicação dos conceitos, portanto foram para o resumo de domingo.

Na prática - Os arquivos de riqueza

2ª PARTE

Já gastei a piadinha no resumo… 😟

Vamo que aqui é sem enrolação. Muda a página do seu caderno, pegue outro papel, muda o parágrafo do Word/Docs/Evernote/Trello, ou que você usa e vambora!

“Você pode optar por maneiras de pensar favoráveis à sua felicidade e ao seu sucesso e deixar de lado as formas negativas.”

Obs: Devo lembrar-lhe que falo “rico” e “mentalidade pobre” de forma imperativa apenas para simplificar a explicação, pois há várias exceções e pormenores. Estou falando de forma geral, simplória.

📁 Arquivo N°01 - Ações da mente milionária

  1. Toda vez que você notar que está culpando alguém, se justificando ou se queixando, passe o dedo indicador na frente da sua garganta no sentido horizontal para lembrar-lhe que esse comportamento pode causar sua decapitação financeira. 😬

  2. Fique por 7 dias seguidos sem se queixar. Tanto em voz alta, tanto na sua mente.

  3. Faça um “controle”. No final do dia, anote as situações positivas e negativas que aconteceram e coloque como você criou cada uma delas. Se alguma envolveu mais pessoas, coloque qual foi o seu papel na criação da situação.

📁 Arquivo N°02 - Ações da mente milionária

  1. Escreva dois objetivos financeiros que demonstrem sua intenção de criar abundância. Relacione essas metas em termos de:

    • Rendimento anual

    • Patrimônio líquido (lembre-se, é a verdadeira medida do $$)

    As metas devem ser realistas, porém lembre-se de “atirar nas estrelas”.

  2. Vá a um restaurante sofisticado e peça um prato caro sem perguntar quanto custa. (Caso esteja mal das pernas, é aceitável dividir.) Frango não vale. 😑

Experimente como é a sensação de ter muito dinheiro, por um momento. Esqueça o preço do prato, não limite seu orçamento. Isso serve para você provar “o bom da vida” e te motivar a ter essa experiência mais vezes.

📁 Arquivo N°03 - Ações da mente milionária

  1. Escreva em um papel sobre o motivo exato pelo qual enriquecer é importante para você. Não se limite, e seja específico.

  2. Acredite no poder do compromisso. Encontre alguém que esteja disposto a te ajudar nessa tarefa, ela é bem simples: Olhe nos olhos dessa pessoa, diga seu nome e assuma o compromisso de ser milionário ou mais até a data xx/yy/zzzz. Depois diga “muito obrigado”.

Lembre-se, o arquivo n°03 diz que as pessoas ricas se comprometem com a riqueza. Se você busca a riqueza, você também deve se comprometer.

📁 Arquivo N°04 - Ações da mente milionária

  1. Faça uma lista dos seus talentos e descreva como pode usar mais eles em sua vida, principalmente na sua vida profissional. 📝

“Mas eu não sei meus talen…” Sabe sim. Desculpa por te interromper. Você sabe, porém os ignora ou pensa que não são talentos, porém vamos fingir que você “não sabe”. Aqui vão algumas formas de descobrir seus talentos:

  • Pergunte a pessoas próximas.

  • Perceba que quando somos talentosos em algo, essa atividade acaba sendo “muito fácil” ou “muito simples” para nós. Vale a pena investigar.

  • As pessoas vivem dizendo que você é bom em algo? Então acredite, você é de fato bom. Claro, se não for algum puxa-saco falando, pode acreditar.

  • Que tarefa você faz, que o resultado é acima da média (quando comparado) das pessoas que convivem com você?

  1. Faça um brainstorming com algumas pessoas do seu trabalho e busque uma maneira de resolver os problemas de 10x mais pessoas do que sua base atual de clientes, busque ao menos 3 estratégias. Pense em “alavancagem”. ⛈

O arquivo N°04 diz que os ricos pensam grande. Segue a mesma linha de raciocínio do exercício 1 do arquivo N°02.

📁 Arquivo N°05 - Ações da mente milionária

  1. Game on. Lembra daquela ideia ou projeto que você tinha vontade de começar, mas por conta de [insira aqui a sua desculpa] você adiou? Ótimo, pare de esperar e comece agora. Dê seus pulos, mas comece, pois você nunca estará 100% pronto para algo. 🕹

  2. Pratique o otimismo. Mude as lentes de “obstáculo” para “oportunidade”. “Ah, mas e se começarem a me chamar de louco?”, sinal de que você está no caminho certo. Lembre-se: otimista realista, sem delírios.

  3. Faça um caderno de gratidão. Focalize naquilo que você tem. Como diria Shakespeare… 📒

“Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.” - William Shakespeare

Mas é para escrever mesmo! Nada de celular ou só pensar, escreva todos os dias pelo menos 10 coisas pelas quais você é grato. Agradeça o que quiser, desde mais um dia de vida, até pegar o insta da(o) crush da academia. 👀

📁 Arquivo N°06 - Ações da mente milionária

Esse arquivo é intrigante. É sobre como as pessoas ricas aplaudem o sucesso alheio, pois bem:

  1. A sabedoria Huna provém dos sábios do Havaí. Uma de suas filosofias é “abençoe aquilo que você deseja”. Viu um carrão na rua? Abençoe o dono. Viu um atleta sendo campeão? Comemore junto com ele. Um amigo seu foi promovido? O presenteie. É simples. 🎁

  2. Ligue ou escreva para alguém que você conheça (não necessariamente em pessoa) que tenha um sucesso considerável e o parabenize! A elogie e diga como você a admira (se você realmente a admirar). Seja genuíno. 📞

📁 Arquivo N°07 - Ações da mente milionária

Neste arquivo, vimos (mais uma vez) a importância do seu ambiente. Então:

  1. Leia uma biografia. Simple as that. Pode ser de quem você desejar, mas aqui vão algumas recomendações:
    A Marca da Vitória - Phil Knight. (Livro fantástico, eu chorei lendo. É a autobiografia do fundador da Nike).
    Steve Jobs - Walter Isaacson. Biografia do fundador da Xiaomi. Confia.

  2. Identifique situações - ou pessoas - que te puxam para baixo. Afaste-se da situação, evite-a ou diminua os contatos. Já ouviu falar no truque “Eu sou o Mestre dos Magos?” 🧙‍♂️

  3. Jorginho, para de assistir groselha no YouTube por mera diversão. E fique longe das conversas destrutivas!

📁 Arquivo N°08 - Ações da mente milionária

Como falamos sobre autopromoção, porque não pensar em vendas? Afinal, ao se autopromover você está se vendendo para as outras pessoas. (Inclusive naquele negócio chamado “sedução). Fica a dica.

  1. Leia livros e faça cursos sobre marketing, vendas e comunicação. A única profissão do mundo que nunca será extinta, é a de vendedor. Inclusive, pensei em fazer um Speech… 👀

  2. Caso tenha um negócio/trabalhe, avalie o produto ou serviço que você está pensando em oferecer em uma escala de 0 a 10, baseado no grau de confiança que você possui nele. Abaixo de 6? Esquece e comece a trabalhar em algo que você realmente acredita.

📁 Arquivo N°09 - Ações da mente milionária

A mágica de pensar grande…

  1. Nenhum problema é tão grande assim… (That’s what she said). Desculpa, foi a 5ª série.

    O que eu quero dizer é: se o problema lhe parece grande, você que é pequeno. Nesse caso, tome consciência de sua pequenez e diga a si mesmo “Posso lidar com isso. Sou maior do que qualquer problema”.

    “Mas você não acabou de dizer que eu sou pequeno?”. Você vai mesmo deixar um cara que você não conhece, dizer o que você é ou não é?

  2. Se estiver enfrentando um problema, coloque-o por escrito e liste 10 possíveis maneiras de solucioná-lo ou para amenizá-lo (pode ser exagerado, bem exagerado). Com isso, você o tira da sua imaginação junto com a ansiedade oriunda desse problema. Além disso, se sentirá muito melhor.

📁 Arquivo N°10 - Ações da mente milionária

Sim, esse já apareceu no resumo (assim como alguns outros), mas vale a pena juntar as tarefas em um lugar só. 😉

  1. Ao receber um elogio por qualquer motivo, diga apenas: “Obrigado”. Assim você mostra que aceitou o elogio da outra pessoa e ainda fica alegre pelo elogio recebido. Você - provavelmente - terá oportunidades de elogiá-la de volta.

  2. Trate-se com carinho. No mínimo uma vez por mês faça algo que lhe faça te sentir merecedor: ir a um restaurante chique, viajar, alugar um quarto em um hotel top, seja criativo.

📁 Arquivo N°11 - Ações da mente milionária

Que tal começar a ganhar por resultados?

  1. Leia o resumo do livro “Trabalhe 4 horas por semana", de Tim Ferris. Clique aqui. Lá tem alguns ensinamentos sobre como convencer seu chefe a te remunerar por resultados. 🏖

  2. Empregado: crie e depois proponha um plano de remuneração (total ou parcialmente) com base em seus resultados pessoais.
    Empreendedor/negócio: estabeleça um plano de remuneração que permita a todos receberem basciemante pelos resultados que produzem e pelo resultado da empresa.

📁 Arquivo N°12 - Ações da mente milionária

Duas Caras? É você? 🦇

  1. Assim como os ricos, comece a praticar buscas ter as “duas coisas” e crie maneiras de conseguir. Ao se deparar diante de uma escolha bipolar, pergunte-se como conseguir ambas “as coisas”.

📁 Arquivo N°14 - Ações da mente milionária

“O hábito de administrar seu dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.”

Sejamos práticos. Harv recomenda o seguinte modelo de carteira, para lhe auxiliar a controlar suas finanças:

  • 10% Conta da Instrução Financeira -> Você precisa saber lidar com seu dinheiro, porém mais do que isso, é necessário aprender constantemente. Se você para de aprender, você já está ficando para trás.

  • 10% Conta da Liberdade Financeira -> Todo dinheiro que você receber, separe exatamente 10% dele e coloque-o nessa conta. Ele nunca deverá ser usado para compras. Somente deve ser manuseado em cenários de investimento, que o multiplicará.

  • 10% Conta da Diversão -> Nós precisamos de recompensas. Já vimos isso no “O Poder do Hábito” e como são necessárias para a formação de hábitos. Entretanto, vai além do hábito e, é necessário que você gaste uma graninha com você. Com o quê você deve gastar? Siga seu coração e fod…

  • 10% Conta das Doações -> Assim como nós recebemos, é importante dar. Assim retribuímos o universo. Você pode doar para instituições, doar alimentos com essa quantia, apoiar podcasts que gosta (e que precisem), etc.

  • 10% Conta para Despesas de Longo Prazo -> Quer fazer uma festa de casamento? Pensando em comprar um carro? Lugar certo para guardar a bufunfa. Também serve como reserva de emergência.

  • 50% Conta para Necessidades Básicas -> aluguel, luz, água, gasolina, alimentação… Todos os custos que são necessários.

Cada uma dessas contas, condiz com algum ensinamento da obra.
Uma dica de amigo: se você não quiser abrir 6 contas em bancos, faça um planejamento para dividir adequadamente sua renda mensal, nesse formato. 😉

Outra dica: não se prenda aos números. Se a sua “Conta para Necessidades Básicas” está em 35%, ótimo! Você acaba de ganhar 15% para ser distribuído. (Assim como no Monopoly).

📁 Arquivo N°15 - Ações da mente milionária

Renda passiva é a melhor maneira de ganhar dinheiro, logo…

  1. Comece a estudar sobre investimentos. Leia livros, faça cursos, participe de seminários e blá, blá, blá. O importante é se familiarizar com esse mundo. Depois se especialize em um tipo de investimento e manda bala. Claro, depois você pode se especializar em outros tipos, diversificando sua carteira. 💳

  2. Busque por - pelo menos - 3 formas de conseguir renda passiva e vai pra cima!

📁 Arquivo N°16 - Ações da mente milionária

I’m not scared of the dark, of the dark… 🎶🕷 Sobre o medo… Falando nele, já leu o nosso resumo de “+ Esperto que o Diabo”? Ele tem bastante conteúdo sobre medo…

  1. Tem medo de enriquecer? Então, liste 3 dos seus maiores medos em relação a riqueza e dinheiro. Para cada um deles, escreva o que você faria caso essa situação acontecesse. Qual foi a resposta? Se foi “morte”, tem algo muito errado… (Inclusive, no estoicismo essa prática é conhecida como Premeditatio Malorum 🤫)

  2. Todos os dias, saia da zona de conforto. Torne o desconfortável, confortável. Acorde uma hora mais cedo, tome banho frio ao acordar, coloque o feijão por baixo do arroz… Tá, eu exagerei na do feijão, mas você entendeu!

  3. Quando sua mente disser que é melhor não, que você é incapaz, continue mesmo assim. (Claro, se não for uma situação perigosa ou que seja imprudente/insensato continuar). Assim você mostrará a seu subconsciente que “quem manda nessa…” é você.

📁 Arquivo N°17 - Ações da mente milionária

Esse é o mais importante…

  1. Modo aprendiz: 🔛. E ele nunca deve ser desligado, em hipótese alguma. Já disse isso lá em cima: se você para de aprender, você começa a ficar para trás. Ainda mais em um mundo tão volátil quanto o nosso.

  2. Comprometimento. Se comprometa consigo mesmo em: ler no mínimo 1 livro por mês (lendo os resumos da easy books, você lê quatro 😘) ou participar de um curso/mentoria/seminário sobre dinheiro, negócios, desenvolvimento pessoal ou qualquer assunto que seja relevante para você. Sua confiança e seu conhecimento o agradecerão.

E vejo você nesse domingo! 👋


E então, gostou? Conta pra gente!

Antes… Se gostou do livro do resumo de domingo, clique aqui para adquiri-lo!

Ainda tá sem entender nada? Permita-me explicar:

A nossa proposta é “leia 30 dias em 20 minutos”, ou seja, após ler o resumo você pode dizer: “Nossa, eu acabei de ler [insira aqui qualquer livro]”. E como vocês pedem no nosso insta… Calma, você ainda não segue a easy books? Clique aqui e vá seguir. Eu espero.😡

Como eu ia dizendo, você pedem no nosso insta maneiras e formas de pegar o conhecimento do livro e aplicá-lo. Essa é a intenção dessa newsletter de meio de semana. Claro, nem todos os livros tem como ter uma newsletter como essa. Por exemplo, “Sobre a Brevidade da Vida” de Sêneca não tem como ganhar uma newsletter neste formato, afinal são reflexões.

E com esse espaço no meio da semana, eu consigo aprofundar “as práticas” dos livros, com mais exemplos e mais “práticas”. Logo, todos saem ganhando. Se gostou dessa ideia, chama no direct!

Por fim, preciso ressaltar que nossos resumos buscam passar os conceitos fundamentais dos livros, logo se seu objetivo é aprende-los, está no lugar certo. 🤝


easy books 📚

leia 30 dias em 20 minutos.

A easy books é uma newsletter semanal e gratuita, que tem como missão empoderar as pessoas com conhecimento a partir de resumos de livros de negócios e desenvolvimento. Transformamos a sua leitura em algo moderno, divertido e criativo, agora não tem desculpa para não desenvolver o hábito da leitura.

Todo domingo na caixa de entrada do seu e-mail. Sem enrolação, só negócios.

Te vejo no próximo domingo!

⚠️ Preste atenção, nem sempre chegamos na página principal do seu e-mail. Então se isso acontecer está tudo certo, você só precisa procurar em spam ou promoções.