Mais Esperto que o Diabo - Napoleon Hill
Antes do resumo, fala pra mim... Ele entrevistou mesmo o Diabo?
Você tem limites?
Já fui daquelas pessoas que falam “Eu não tenho limites”, confesso. Porém, após um convite a reflexão de meu professor de sociologia (obrigado, Rosival), percebi que limites, na verdade, são seus valores, princípios e regras para a vida (Jordan Peterson curtiu). Afinal, uma pessoa sem limites, é uma insana (obrigado JJ, pela frase).
Mas neste livro, você perceberá que: (em certa medida e sem papo de coach)
Sua única limitação é aquela que você impõe em sua própria mente.
Quem foi Napoleon Hill?
Napoleon Hill (1883-1970) foi um autor e empreendedor norte-americano, mais conhecido pelo seu livro Think and Grow Rich (Pense e Enriqueça), publicado em 1937, o qual se tornou o livro de psicologia aplicada mais vendido de todos os tempos.
Além disso, outras obras conhecidas do autor são: A Lei do Triunfo, Atitude Mental Positiva, e o livro deste resumo.
Quem é o Diabo?
O Diabo, ou melhor dizendo, Sua Majestade. Não possui um corpo físico (não, ele não tem chifres e usa um tridente). Ele é a “Energia Negativa” e vive nas mentes das pessoas que possuem medo dele. Em outras palavras, ele é a parte negativa do átomo. (Sim, ele pede ao Napoleon Hill que o chame de “Sua Majestade”, pois segundo o mesmo 98 a cada 100 pessoas estão sob o seu controle).
A outra metade da energia universal - energia positiva, é ocupada pelo o que (nós humanos) chamamos de Deus. “A oposição”, como Sua Majestade o chama.
Iniciando pelo começo...
INTRODUÇÃO
Para uma melhor compreensão do livro, o dividimos em quatro partes:
Assumindo o controle
Fixando o controle
Libertando-se do Diabo
Trocando umas ideias com o Diabo
Antes de continuarmos, preciso pontuar uma coisa: Não importa se ele entrevistou ou não o Diabo, o importante é buscar absorver os ensinamentos desta obra que se provou no tempo. 😉
No livro, nos é apresentada uma entrevista com Andrew Carnegie onde ele diz:
As escolas e faculdades […] exigem que jovens, homens e mulheres, passem anos adquirindo conhecimentos abstratos, mas não os ensinam o que fazer com esse conhecimento depois de tê-lo.
Algum absurdo nessa afirmação? Não… E olha que esse livro foi escrito em 1938, rs.
Assumindo o controle
1ª PARTE
E.T, phone, home 👽
O Diabo assume o controle da sua mente, pela soma de dois princípios: O princípio do hábito + a alienação.
Por meio dessa junção, ele entra silenciosamente dentro da mente das pessoas e estabelece o hábito de alienar-se. Quando uma pessoa começa a alienar-se em qualquer assunto, ela começa a ser controlada por Sua Majestade.
O que é a alienação?
Um alienado é uma pessoa que não pensa por si mesma - ou pensa o mínimo possível. Não utiliza sua razão, permitindo ser tomado por suas emoções e medos. Se permite ser influenciado e controlado por circunstâncias externas à sua mente. Aceita qualquer coisa que a vida lhe oferece sem julgar ou lutar por aquilo que quer, porque na verdade ele não sabe o que quer da vida. Emite muitas opiniões, mas não são suas.
Em resumo, é alguém muito preguiçoso pra usar o próprio cérebro.
Todas as pessoas que pensam por si mesmas nunca se alienam.
Alienando as pessoas
Sua Majestade começa a indução à alienação ainda na juventude, pois você ainda está em processo de formação de caráter e de opiniões. Desde o seu nascimento, ele utiliza o ambiente como um meio de implantar hábitos que levam a alienação.
A mente nada mais é que a soma de todos os hábitos.
Os professores, o ajudam não tanto pelo que ensinam as crianças, mas muito mais pelo que eles não ensinam. Elas aprendem vários assuntos, exceto como usarem as suas mentes e a pensar de forma independente. São ensinadas a adotar e usar os pensamentos de outros, destruindo a capacidade de pensamento independente.
Qualquer hábito que leve uma pessoa a procrastinar - de forma que deixe para depois tomar uma decisão definitiva - conduz ao hábito da alienação.
Algumas características de um alienado:
Total falta de propósito sobre a vida.
Falta de autoconfiança evidente.
Não tem entusiasmo ou iniciativa para fazer algo, a não ser que seja forçado.
Diz saber de tudo, mas não é bom em nada.
Começa várias coisas, mas não terminada nada.
Algumas características de um não alienado:
Sempre engajado em fazer algo definido, por meio de algum plano muito bem organizado e detalhado, o qual também é definido.
Tem um objetivo maior na vida.
Faz muitos favores aos outros, mas quase não aceita favores em troca.
Nunca culpa os outros pelos seus erros, mesmo que eles mereçam.
Tem uma mente totalmente sua e a usa para alcançar todos os seus objetivos.
Uma vida que é vivida com absoluta paz de espírito, contentamento e felicidade sempre se livra de tudo aquilo que não quer. Qualquer um que se submete a coisas que não quer por um longo período, este sim, é um alienado.
Evitando a alienação: seja definido em tudo que você fizer e nunca deixe pensamentos não acabados na mente. Forme o hábito de alcançar decisões definidas em todos os assuntos (importantes) e áreas de sua vida.
Ferramentas do Diabo 🛠
Essas são algumas das maneiras que a Sua Majestade conduz as pessoas a alienação.
Medo
É a mais poderosa.
Dentre todos os medos, esses são os seis mais eficazes:
Medo da pobreza
Medo da crítica
Medo da perda da saúde
Medo da perda do amor
Medo da velhice
Medo da morte
O crème de la crème? São os medos da pobreza e morte, os mais poderosos. A pobreza tira a habilidade dos homens de pensar e os faz uma presa fácil para o Diabo.
O medo da morte se deve ao fato de ninguém conseguir provar definitivamente o que acontece após a morte. Essa incerteza causa arrepio a várias pessoas. Arrepiou aí?
Duas observações estoicas:
Memento Mori. É isso, fique livre para pesquisar sobre. (Calma, pesquise depois de ler este resumo, rs.)
Marco Aurélio diz em “Meditações” (seu diário pessoal) que não se deve temer a morte, pois a partir do momento que a morte de sua pessoa existir, você não estará mais aqui. Fica o convite para reflexão. 🤔
Bajulação
Essa ferramenta opera por meio de duas das mais comuns das fraquezas humanas: a vaidade e o egocentrismo.
Para bajular uma mulher, basta atiçar sua vaidade.
Já um homem, provoque seu Egocentrismo (sim, segundo o Diabo é com “E” maiúsculo), assim ele perderá totalmente a faculdade da razão e ficará dominado por esse sentimento egocêntrico.
Fracasso 😓
O fracasso acaba com o moral, destrói a autoconfiança, liquida o entusiasmo, enfraquece a imaginação e afasta qualquer tipo de propósito definido.
Muitas pessoas, na verdade 997 a cada 1000, enxergam o fracasso como uma derrota permanente. E não entendem que ele é somente uma derrota temporária.
Falei pouco? Sim, mas daqui a pouco nós conversamos mais sobre a adversidade.
Propaganda 🗣
Propaganda é qualquer instrumento, plano ou método pelo qual as pessoas podem ser influenciadas sem saber que estão sendo influenciadas, ou até mesmo a fonte dessa influência.
Nos negócios, é usada principalmente para desencorajar a concorrência. Empregadores a usam para ganhar vantagem sobre seus empregados. Os empregados retalham usando a propaganda para ganhar vantagem sobre os seus empregadores.
Agora que sabemos como o Diabo entra em nossas mentes (lembre-se, isso aqui é uma grande alegoria), veremos como ele usa uma lei da natureza para se estabelecer: A Lei do Ritmo Hipnótico.
Fixando o controle
2ª PARTE
A minha pistola hipnótica está carregada 😵
A referência que habita em mim, saúda a referência que habita em você. 👋
A Lei do Ritmo Hipnótico
Conceito
É basicamente o último estágio do hábito. Qualquer impulso de pensamento que a mente repita mais de uma vez por meio do hábito acaba formando um ritmo organizado.
A natureza a usa, para fazer os pensamentos dominantes de uma pessoas e os seus hábitos de pensamento se tornarem permanentes. A natureza da lei é fixar permanentemente todos os hábitos, sejam eles mentais, sejam físicos. Além disso, todo hábito atrai um conjunto de hábitos relacionados.
Pensamentos dominantes: são aqueles que estão mesclados com os desejos mais profundos e com os mais intensos sentimentos envolvidos. Hábitos de pensamento são estabelecidos pela repetição dos mesmos pensamentos.
A Lei e o Diabo 👹
A partir do princípio dessa Lei, fica evidente a maneira que Sua Majestade a utiliza. Por meio do ritmo hipnótico, ele faz com que os hábitos indesejáveis e os pensamentos negativos se tornem permanentes na mente das pessoas, alienando-as para sempre. (Será?) 😱
Lembra que ele usa o ambiente para implantar hábitos que levam à alienação? Então, de uma maneira similar, a natureza força na mente dos homens a aceitar e tornar-se parte do ambiente que ele escolhe, ou as forças do ambiente são impostas sobre ele. Logo, se você está em um meio negativo…
A lei e o ambiente
O indivíduo, sozinho, tem o poder de estabelecer o seu próprio ritmo de pensamento, porém o deve fazer antes do ritmo do ambiente tenha sido imposto sobre ele. O ritmo hipnótico não pode mudar a natureza do corpo físico que se herda ao nascer, mas ele pode e modificará, mudará, controlará e fará permanentes as influências ambientais que estiverem à nossa volta.
Há modos e meios pelos quais um indivíduo pode resistir às influências de um ambiente que ele não deseja aceitar, e há também um método pelo qual se pode reverter a influência do ritmo hipnótico partindo do negativo para se alcançar resultados positivos.
Spoiler alert: O fracasso serve como uma benção disfarçada, porque ele quebra o padrão do ritmo hipnótico e faz com que a mente se liberte para um novo começo.
Uma questão de caráter 🙂
O caráter nada mais é que a manifestação da Lei do Ritmo Hipnótico, pois é a expressão dos hábitos de pensamentos (sejam eles positivos ou negativos) de um indivíduo, cristalizados por meio da Lei. Uma pessoa é boa ou ruim devido à fusão dos seus pensamentos com as suas ações.
Você está onde está e você é o que é por causa de seus pensamentos e de suas ações.
Usufruindo da Lei
Um relacionamento harmonioso com essa lei consiste em um indivíduo modificar completamente os seus hábitos, de tal forma que ele consiga ser claro naquilo que ele realmente deseja e está disposto a aceitar. Ninguém pode modificar as leis da natureza, mas todo mundo pode modificar a si mesmo.
Agora que você entendeu como ele entra na sua mente, e se mantém lá, chegou a hora de eu lhe mostrar como você se liberta da manipulação do Diabo.
Libertando-se do Diabo
3ª Parte
Livre estou, livre estou… ❄
Os Sete Princípios
São os princípios que devem ser entendidos e aplicados por todos aqueles que desejem usar o ritmo hipnótico para ajudá-los a forçar a vida a lhes trazer aquilo que eles realmente querem.
Propósito definido 🎯
Todos nascem com o privilégio e potencial de terem a definição do propósito.
Entretanto, 98 de cada 100 pessoas perdem esse privilégio porque não o utilizam nem tomam consciência de sua existência. Tal privilégio pode ser mantido somente por meio de uma política pela qual a pessoa o adota como um guia para todos os assuntos da vida, um uso constante e sistemático.
Não se consegue sempre estar certo, mas é completamente viável ser sempre definido.
A definição é o primeiro requisito para o sucesso em todo e qualquer empreendimento humano.
Autodisciplina 🧘♂️🧘♀️
Para avançar com definição de propósito, a pessoa deve ter domínio sobre si mesma. A pessoa que não domina a si mesma jamais poderá ser líder de outras. A falta de autodomínio é por si só a forma mais destrutível de indefinição.
Os três apetites principais, que levam a falta de autodisciplina são: desejo por comida, o desejo pela expressão do sexo e o desejo de expressar opiniões imprecisas.
A autodisciplina consiste em satisfazer esse três desejos (e os outros apetites) de forma a cumprir as necessidades básicas, pois o excesso ou a falta, induzem ao vício que induz a alienação.
O lugar adequado para começar a autodisciplina é exatamente onde você está. O modo para começar é exatamente reconhecendo a verdade de que ninguém tem o direito ou o poder de privar o outro de seu privilégio de exercitar o pensamento livre e independente.
Aprender com a adversidade. ✏
Como prometido, vamos nos debruçar sobre o fracasso.
Superá-lo sem se desencorajar é o verdadeiro ativo das pessoas que alcançam sucessos fabulosos em quaisquer aspectos de suas vidas. O sucesso dessas pessoas ocorreu na exata proporção da extensão do fracasso que elas conseguiram superar.
Cada adversidade traz consigo a semente de uma vantagem equivalente.
Entretanto, essa semente só abre quando está nas mãos de alguém que reconhece que a maior parte dos fracassos são somente derrotas temporárias. O sucesso normalmente está a um passo muito curto além do ponto em que se desiste de lutar.
Como dito um pouco acima, a adversidade serve como ponto de virada… Agora, permita-me explicar:
A ruptura ⛓
O fracasso promove a quebra do ritmo hipnótico sobre o indivíduo, libertando-o dos seus hábitos e pensamentos dominantes atuais, possibilitando uma mudança completa dos seus hábitos, que levam aos pensamentos dominantes, que se fixam por meio da Lei do Ritmo Hipnótico.
O fracasso é uma circunstância feita pelo homem. Ele nunca é real, até que seja aceito pelo homem como algo permanente. Em outras palavras, ele é um estado de espírito, por isso o indivíduo pode controlar até o momento em que ele se nega a exercitar esse privilégio.
A origem das adversidades 🎲
A maior parte das adversidades ocorre devido a relações impróprias entre as pessoas.
Relacionamento apropriado: é aquele que traz a todos que estão ligados a ele ou afetados por ele alguma forma de benefício.
Relacionamento impróprio: é qualquer relacionamento entre pessoas que cause dano ou traga qualquer forma de miséria ou infelicidade para qualquer um dos envolvidos.
Para corrigi-los: Basta uma mudança da mente da pessoa que está (fud…) prejudicando o relacionamento ou pela mudança das pessoas envolvidas no relacionamento.
Relacionamentos duradouros devem ser formados de mentes que naturalmente se harmonizem, além de ter interesses comuns como um meio de trazê-las para a harmonia.
Influência do ambiente
O ambiente/meio consiste em todas as forças mentais, espirituais e físicas que afetam e influenciam os seres humanos. Como dito anteriormente, hábitos de pensamento são estimulado por influências do meio.
A parte mais importante do ambiente de uma pessoa é aquela criada pela associação dessa pessoa com os outros. Consciente, ou inconscientemente, todas as pessoas assumem para si os hábitos de pensamentos daqueles com os quais elas se associam intimamente.
O melhor ambiente de todos
O melhor ambiente possível, é conhecido como “MasterMind”.
Consiste na associação de indivíduos cuidadosamente escolhidos, cada qual enriquecendo essa aliança com algum conhecimento, experiência, educação, plano ou ideia, especialmente habilitados para fazer com que o objetivo de cada um seja atingido por meio do propósito definido.
Tempo ⌛
O tempo é inimigo da imoralidade e da injustiça. Ele é o amigo da justiça e da moralidade.
O tempo é a Lei do Ritmo Hipnótico, afinal para os hábitos se tornarem um ritmo, leva um certo tempo. É tempero que influencia a natureza, por meio do qual as experiências humanas podem ser amadurecidas em sabedoria.
E mais importante do que isso, o tempo é o nosso ativo mais valioso. Já que só nós temos o presente e não sabemos o dia do amanhã, precisamos usar com sabedoria o tempo que nós temos hoje. Carpe diem
Harmonia
Neste contexto, significa: a natureza inter-relaciona todas as coisas que são similares através de todos os universos. As influências são forçadas a associarem-se umas com as outras. (Negativa com negativa/Positiva com positiva).
A Lei da Harmonia é responsável por fazer com que toda lei natural aconteça de maneira ordenada. Por meio desta, a natureza força tudo o que estiver dentro dos limites de determinado ambiente a relacionar-se de forma harmoniosa.
Logo, esse princípio possui forte relação com o princípio ambiente. Afinal, seja o meio negativo ou positivo, a Lei da Harmonia fará com que você entre no ritmo das influências dominantes desse meio.
Cautela
Próximo ao hábito de alienar-se, a característica humana mais perigosa é a falta de cautela. O alienado sempre se move com ausência dela, ele primeiro age e pensa depois (se é que ele pensa). Ele convida o fracasso a cada passo que dá ao negligenciar o exercício da cautela para observar o que faz as pessoas fracassarem.
O não alienado sempre age com cautela. É importante frisar que a cautela excessiva é uma expressão do medo. Medo e cautela são conceitos distintos. A maioria das pessoas cria para si mesma muito mais situações embaraçosas pela falta total do hábito da cautela, do que pelo excesso dela.
Esses são os 7 princípios que irão libertar você da alienação, caso você esteja alienado(a), ou caso algum dia você se encontre nessa situação
Ufa! O resumo tá denso, né? Calma que ainda não acabou, vamos ver algumas considerações do Diabo? (Aqui é mais um bônus, confesso)
Explanações diabólicas
4a Parte
Alguns pitacos do Diabo sobre a vida
Sorte
As circunstâncias que as pessoas não entendem são classificadas sob o título de sorte. Na maioria das vezes, a causa está tão longe do efeito que a circunstância pode ser explicada somente atribuindo-se à sorte. Tudo que tem uma existência real pode ser provado como tal.
Escolas
Esse aqui vai ser polêmico…
As crianças são enviadas para a escola para ganhar um diploma escolar e aprender como memorizar, não para aprender o que elas realmente querem da vida.
O sistema de ensino esforça-se para ensinar às crianças a memorizar fatos, em vez de ensiná-las como usar a suas próprias mentes. Esse sistema faz com que a atenção dos estudantes seja centrada apenas em conseguir boas notas, mas deixa de lado a questão mais importante, que seria a do uso desse conhecimento nos assuntos práticos da vida. Esse sistema gradua estudantes e forma diplomados, cujas mentes estão vazias de autodeterminação.
A única coisa de valor duradouro para qualquer ser humano é o conhecimento de como opera a sua própria mente. As escolas não reconhecem as potencialidades da mente.
Melhorando… Afinal, não adianta ficar apontando as falhas, né? Porém, não consegui colocar todas as melhorias sugeridas pelo Diabo aqui, afinal são 3 páginas inteiras e um chorinho, rs. Aqui vão algumas:
Ensine todos os estudantes como reconhecer ideias práticas, que podem ser de grande benefício para ajudá-los a adquirir o que quer que seja que a vida exija deles.
Ensine a verdade: o tempo é o ativo mais valioso disponível para todos os seres humanos, e também o mais barato.
Ensine a diferença entre derrota temporária e fracasso.
A importância de expressarem seus próprios pensamentos sem medo, e ensine-as a sempre submeter todas as ideias dos outros ao seu próprio julgamento.
Não proíba males - apenas explique-os para elas.
Ensine o perigo de acreditar em qualquer coisa meramente porque os seus pais, os seus instrutores religiosos ou qualquer outra pessoa tenha dito para fazê-la. (Me lembra a frase de alguém… Noah?)
Todas as crianças deveriam ser ensinadas na arte da venda e da persuasão, aprendendo meios de diminuir o atrito nas relações humanas através da vida.
A Sabedoria
É a habilidade de relacionar-se com as leis da natureza, de tal forma que elas possam servir a você, e a habilidade de relacionar-se com outras pessoas, de tal forma que você possa ganhar a cooperação harmoniosa e consciente dessas pessoas, para ajudarem-no a conseguir qualquer coisa que queira da vida.
As pessoas não nascem com sabedoria, mas nascem com a capacidade de pensar e podem, com o tempo, chegar à sabedoria pelos seus pensamentos. Ela vem somente com o tempo, não podendo ser herdada e nem transferida.
Conhecimento x Sabedoria
Conhecimento acumulado não é sabedoria, caso fosse, as descobertas científicas não se transformariam em instrumentos de destruição.
Para converter o conhecimento em sabedoria, é necessário: tempo + desejo por sabedoria. A sabedoria nunca pode ser imposta para uma pessoa, ela é adquirida. E nunca é seguro para qualquer pessoa ter um conhecimento extensivo sem sabedoria.
O tempo dá ao conhecimento definição em termos de qualidade, quantidade e confiabilidade. Nunca pode se ter certeza de um conhecimento que não tenha sido testado.
Segundo o Diabo, a maioria das pessoas adquire sabedoria após ter passado dos 40 anos. Calma, jovem Padawan… Sua hora pode chegar. Antes dessa idade, a maioria está ocupada angariando conhecimentos e os organizando em planos em vez de gastar o tempo no esforço em conseguir sabedoria.
As circunstâncias da vida mais aptas para levar uma pessoa a adquirir sabedoria? adversidade e fracasso. São as linguagens universais da natureza para transmitir sabedoria a todos aqueles que estão preparados para recebê-la.
Dever
“Dever” é uma das palavras mais abusadas e mal-entendidas da existência. O primeiro dever de cada ser humano é consigo mesmo. Cada pessoa deve a si mesma o dever de encontrar como viver uma vida plena e feliz. Além disso, se a pessoa tem tempo e energia extras e que não são necessárias para preencher os seus próprios desejos, ela deve assumir a responsabilidade de ajudar outros. Egoísmo ≠ Amor próprio.
Cada ser humano tem o dever de remover do seu ambiente toda e qualquer influência que possa, remotamente, desenvolver hábitos de pensamentos negativos. Nenhum ser humano deve a outro ser humano qualquer grau de responsabilidade que possa roubar o seu privilégio de construir os seus hábitos de pensamento em um meio positivo.
Amor
O amor por qualquer coisa ou por qualquer pessoa, exceto o amor pelo propósito definido, pode ser perigoso. O amor é um estado de espírito que encobre a razão, limita a força de vontade e cega a mente para os fatos e para a verdade.
O amor é o suborno mais poderoso que o Diabo pode utilizar, mostre-me aquilo que uma pessoa mais ama e eu terei a chave para saber como essa pessoa pode ser induzida a alienar-se, até o ponto de fisgá-la com o ritmo hipnótico.
O amor e o medo são forças emocionais de estupenda potência, capazes de retirar a força de vontade e o uso da razão. Sem o poder da vontade e da razão, não há nada mais que possa sustentar a definição de propósito.
O amor é um estado de espírito completamente desejável, porém como já disse, é capaz de limitar ou destruir a força de vontade e a razão. Ambos devem estar acima do amor em importância para todos aqueles seres humanos que desejam a liberdade e a autodeterminação.
Hoje não teremos uma reflexão final, nem conteúdos para aprofundar…
Gostou do livro? Olha, vou te contar que ficaram algumas coisas de fora… Compre o livro clicando aqui! Assim você estará colaborando para o crescimento da easy books!
Já foi muita informação para um resumo só, e acredito que já tem muita informação para ser aprofundada nessa newsletter. Então, depois de estudar esse belíssimo resumo, dá um relaxada. 🤗
Caramba! Esse resumo foi tenso de fazer… Dá uma moral lá no Instagram! Posta um story marcando a easy books, é uma forma de recompensar o nosso trabalho árduo! E aproveita que já está no Insta, e responde a caixinha que está no nossos stories.🙃
easy books 📚
leia 30 dias em 20 minutos.
A easy books é uma newsletter semanal e gratuita, que tem como missão empoderar as pessoas com conhecimento a partir de resumos de livros de negócios e desenvolvimento. Transformamos a sua leitura em algo moderno, divertido e criativo, agora não tem desculpa para não desenvolver o hábito da leitura.
Todo domingo na caixa de entrada do seu e-mail. Sem enrolação, só negócios.
Te vejo no domingo!
Preste atenção, nem sempre chegamos na página principal do seu e-mail. Então se isso acontecer está tudo certo, você só precisa procurar em spam ou promoções.