Caraca, essa pessoa é um gênio!
Aposto que você já chamou alguém de “gênio” ou já foi chamado assim. Porém, o que te faz um “gênio”? Será mesmo que o talento inato é inevitável para ser bem-sucedido?
E se você se dedicar tanto ao que faz, faça chuva ou faça sol, talvez não sendo o(a) mais inteligente do seu ramo, mas com certeza sendo o(a) mais determinado(a), o (a) que tem mais Garra? A Garra pode valer mais que o talento.
“O esforço vence o talento, quando o talento não se esforça.”
Bem-vindo(a) a easy books. 📚
Quem é Angela Duckworth?
Angela Lee Duckworth é uma acadêmica americana, psicóloga e autora de ciências populares. Fundadora e CEO da Character Lab, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover conhecimentos científicos que ajudem as crianças a prosperar.
Ela também é professora de psicologia na Universidade da Pensilvânia e, em 2013, foi agraciada com uma nomeação à bolsa MacArthur. Antes de sua carreira em pesquisa, ela foi professora de matemática e ciências em escolas públicas na cidade de Nova York, San Francisco e Filadélfia.
Iniciando pelo básico...
INTRODUÇÃO
Ok, eu concordo. Talvez eu tenha ido longe demais dessa vez… 🙃
Para uma exímia compreensão do conceito “Garra” (Ou “Grit” em inglês), vamos dividi-lo em três partes:
O que é Garra? Qual é a sua importância?
Autoexplicativo, né?
O Cultivo da Garra: de dentro para fora
O Cultivo da Garra: de fora para dentro
Nas duas últimas partes, vamos entender como aumentar a sua “garra”, tanto por meios internos, tanto por meios externos.
Antes de começarmos…
“Faça as coisas sempre de uma maneira melhor do que já foram feitas.”
O que é a Garra?
1ª PARTE
O que é, o que é? 🙉🙈
“Os vencedores adoram competir com outras pessoas. Eles odeiam perder.”
Na sua pós-graduação, a prof. Angela realizou várias entrevistas sobre os motivos de somente algumas pessoas atingirem o tão sonhado sucesso.
Garra tem a ver com você trabalhar em algo que valoriza tanto a ponto de querer permanecer leal a essa atividade. É fazer o que você ama, mas não só se apaixonar, mas sim continuar apaixonado.
Independente da área, as pessoas muito bem-sucedidas exibiam um tipo de perseverança feroz que se manifestava de duas formas. Em primeiro lugar, eram mais persistentes e esforçadas do que a média. Em segundo, sabiam lá no fundo de si mesmas o que desejavam. Tinham não só perseverança, como também uma direção.
“Nosso potencial é uma coisa. O que fazemos com ele é outra, bem diferente.”
O grau de talento de uma pessoa nada tem a ver com o seu grau de garra. Logo, o talento não é garantia de garra.
Viés do talento
É um preconceito oculto contra aqueles que chegaram aonde estão porque se esforçaram e uma preferência oculta por aqueles que, em nosso entender, conquistaram o que têm graças a um talento natural. Todos nós o temos.
Ser talentoso é ruim? Não. Todos nós temos o mesmo nível de talento? Não.
É muito bom conseguir aprender algumas habilidades com rapidez, mas querendo ou não, algumas pessoas tem mais facilidade do que outras.
O esforço conta em dobro
Whatever it takes 😤
O foco no talento nos desvia de uma coisa que tem pelo menos a mesma importância: o esforço. Por mais que o talento seja valioso, o esforço conta em dobro.
A principal razão pela qual a valorização do talento pode ser nociva é simples: ao focarmos apenas no talento, nós arriscamos deixar tudo o mais fora do nosso campo de visão. Sem querer, passamos a mensagem de que esses outros fatores - como a garra - são menos importantes.
No imaginário, tem se: talento ———> êxito
As mais impressionantes façanhas humanas são, na realidade, o agregado de inumeráveis elementos isolados e cada um dos quais, em certo sentido, nada tem de extraordinário.
Quando não conseguimos ver com clareza como a experiência e o treinamento levaram uma pessoa a um nível de excelência que esteja nitidamente acima da média, nossa reação automática é declarar que essa pessoa tem um “dom inato”.
Essas conclusões são fáceis de serem alcançadas, afinal a maioria das pessoas não acompanha a rotina diárias dessas pessoas extraordinárias.
Sabe uma pessoa que refletiu bastante sobre isso? Um tal de Friedrich Nieztsche…
Nieztsche e seus pitacos 🗣
“Diante de tudo o que é perfeito, estamos acostumados a omitir a questão do vir a ser. Desfrutamos da sua presença como se aquilo tivesse brotado magicamente do chão.”
Em outros termos, nós queremos acreditar que essas pessoas nasceram para a prática de suas atividade de um modo que nós nunca conseguiríamos. Não queremos pensar nas incontáveis horas de treino ou de horas trabalhando até tarde. Preferimos a perfeição já totalmente formada.
Porque isso? Bom… É o chamado “culto ao gênio”.
“É assim que nossa vaidade, nosso amor-próprio, favorece o culto ao gênio, pois só quando é pensado como algo distante de nós, como um miraculum, o gênio não fere […] Chamar alguém de ‘divino’ significa dizer: ‘aqui não precisamos competir’.'“
Traduzindo… rs. Mitologizar o talento nato nos livra de responsabilidade. Faz com que possamos relaxar e aceitar o status quo.
A caminhada do talento rumo ao êxito 🚶♀️🚶♂️
Teoria: talento x esforço = habilidade <> habilidade x esforço = êxito
Talento: a rapidez com que as habilidades de uma pessoa aumentam quando ela se esforça.
Êxito: é o que acontece quando essa pessoa utiliza as habilidades adquiridas.
OBS: A teoria não leva em consideração influências externas. As oportunidades de cada indivíduo não entram. A teoria trata apenas da psicologia do êxito.
Ou seja, em condições iguais os resultados obtidos por cada pessoa depende somente de duas coisas - talento e esforço. Com o conceito acima, lógico que talento é importante. Entretanto, o esforço entra nesse cálculo duas vezes, não apenas uma. O esforço é quem constrói a habilidade e quem a torna produtiva.
“Oitenta por cento do sucesso na vida é dar as caras.” Woody Allen
O esforço que uma pessoa dotada de garra dedica em um dia é importante, mas ainda mais importante é ela acordar no outro dia, e no seguinte, disposta a levantar e agir.
Habilidade não é o mesmo que sucesso. Sem esforço, seu talento não passa de potencial não concretizado. Sem esforço, sua habilidade não passa do que você poderia ter feito, mas não fez.
Até onde vai sua garra?
Ao infinito e além! 🌟
Essa é a Escala de Garra - um teste que, se respondido com honestidade, mede o nível de garra com que a pessoa enfrenta a vida.
Pegue a sua nota e divida por 10, com isso você terá a sua pontuação total de garra. A pontuação máxima nessa escala é cinco (com muita garra); a mais baixa é um (sem garra). Para o quadro de comparação, acesse o post de anúncio do resumo. 🙂
Não importa a sua pontuação na Escala de Garra hoje. O importante é a consciência de onde você está. O simples fato de definir metas, assim como o grau em que elas estão (ou não estão) alinhadas com uma única paixão de importância máxima, já representa um progresso.
Os pilares da garra 🏛
A garra é composta por dois pilares: paixão e perseverança. Para calcular sua pontuação em cada pilar faça o seguinte: some as afirmações com números ímpares e divida o resultado por cinco, essa é sua pontuação para “paixão”. Para “perseverança” faça o mesmo, porém com os números pares.
Provavelmente, suas pontuações são parecidas. Agora, vou usar minha bola de cristal… Sua pontuação “perseverança” foi levemente mais alta do que a sobre “paixão”. Acertei? Se sim, compartilhe a easy books com um(a) amigo(a) seu, rs.
Tá, eu não usei minha bola de cristal (dessa vez, rs). 🔮
Em seus estudos, a professora Angela observou que a nota de “perseverança” tende a ser maior do que a nota de “paixão”. Provavelmente, por ser mais “fácil” esforçar-se ao máximo em qualquer atividade do que se manter constante por anos em determinada atividade.
Paixão 😍
Olhe novamente os quesitos sobre paixão da Escala de Garra. Perceba que nenhum deles diz respeito a intensidade, estranho né? Já que a ideia de se apaixonar por algo envolve emoções intensas.
Bom, as inúmeras pessoas de sucesso que foram entrevistadas, mencionaram que quando estamos conversando sobre garra, a paixão é a sua dedicação consistente no longo prazo com as suas metas atuais.
Paixão significa valorizar a mesma meta definitiva de uma maneira firme, leal e constante. É não ser volúvel. É acordar todos os dias pensando nas questões que martelavam sua cabeça antes de dormir. Em nível radical, significa ter seu desejo chamado de “obsessão”.
Hierarquia de metas 🎯
Você tem uma filosofia de vida?
Não perguntei sobre o que você quer fazer hoje, amanhã ou este ano. Perguntei sobre o que você pretende fazer com sua vida. Com o olhar da garra, eu quero saber qual é a sua paixão.
Para alcançar a sua paixão, você deve compreender que existe a meta superior (paixão) e as metas intermediárias e inferiores, que são meios para fins. Essas metas menores só existem, para que você saiba o que deve fazer hoje e servem como métricas para saber se você está no caminho certo.
Sobre metas inferiores: é importante salientar, que por serem meios para um fim, em alguns casos a tarefa que você está executando vai se revelar infrutífera. Com isso, abandone. Pare de querer enxugar gelo. Ao desistir dela, você não estará abrindo mão de sua meta definitiva, mas sim de um método que não dá resultados.
“Tente, tente de novo, depois tente uma coisa diferente.”
Deve-se desistir quando uma meta de nível inferior possa ser trocada por outra mais viável. Também faz sentido, quando você descobre uma meta mais eficiente, divertida ou quando, fizer mais sentido do que o plano original.
A lista de Warren 👴
Conhece essa história do velhinho burguês mais amado do mundo? Não? Então vou contar rapidamente.
Diz a lenda que Warren Buffett um dia virou para seu piloto e o questionou sobre suas ambições pessoas, que ele devia ter metas maiores do que levar ele, Buffett, aonde precisar ir. O piloto concorda, com isso Buffett lhe dá um conselho:
Faça uma lista de 25 metas de carreira
Faça um exame de autoconsciência e circule as cinco metas de maior prioridade. Só cinco.
Examine bem as vinte metas que ficaram de fora. Elas você deve evitar a todo custo, pois são elas que desviam sua atenção e te afastam das metas mais importantes.
Se questione “Em que medida essas metas atendem a um objetivo comum?” Quanto mais elas fizerem parte da mesma hierarquia de metas - importante, afinal te ajudam com sua meta definitiva - mais focada é a sua paixão. (Esse último foi adicionado pela professora Angela).
A esse conselho, a prof. Angela faz duas observações:
Muitas das metas que você escrever, provavelmente, estão inter-relacionadas. São meios para um certo fim (que tende a ser um fim em comum). Logo, lhe permitem avançar para uma meta definitiva. As que não forem, você deve mesmo evitar.
O objetivo desse conselho é te conscientizar de que nosso tempo e energia são ativos escassos.
Crescendo a Garra
Hora de afiar a lâmina 🪓
Os talentos não são inteiramente genéticos: a rapidez com que desenvolvemos qualquer habilidade também varia, e muito, de acordo com a experiência.
Influência do ambiente e da genética
Uma pesquisa conduzida em Londres com mais dois mil pares de gêmeos, estimou em 37% da hereditariedade da subescala de perseverança e em 20% a subescala da paixão. 🧬
A variação no grau de garra entre uma pessoa e outra pode em parte ser atribuída a fatores genéticos; o restante é adquirido pela experiência (ambiente + cultura).
A garra cresce à medida que aprendemos a dar a volta por cima depois de rejeições e decepções e descobrimos a diferença entre metas de baixo nível que devem ser abandonadas e metas de nível superior que exigem mais tenacidade.
“A história do amadurecimento é que, no processo de envelhecer, desenvolvemos a capacidade de paixão e perseverança a longo prazo.”
Com experiência de vida, a maioria das pessoas se tornam mais escrupulosas, confiantes, atenciosas e calmas.
O “princípio da maturidade”
Com o tempo, aprendemos lições de vida que não esquecemos e nos adaptamos em respostas às exigências crescentes das circunstâncias. Por fim, novas maneiras de pensar e de agir se tornam hábito. Chega um da em que nem nos lembramos mais do quanto fomos imaturos no passado. Nós nos adaptamos, essas adaptações tornaram-se permanentes e, por fim, nossa identidade - o tipo de pessoa que sabemos ser - evoluiu. Nós amadurecemos.
“Mudamos quando temos que mudar. A necessidade é a mãe da adaptação.”
Agora que você entendeu o que é a garra, sua importância em nossas vidas e a sua estrutura, vamos destrinchar os 2 tipos de cultivo da garra: o de dentro para fora, e o de fora para dentro
O cultivo da garra: de dentro para fora
2ª PARTE
Tá saindo da jaula o monstro! 🤪
Crescendo a sua garra
Um excelente ponto de partida é: onde você está agora? Se seu nível de garra não te satisfaz, pergunte a si mesmo o porquê disso. Antes de você abandonar algo, quatro dessas ideias podem passar pela sua cabeça:
Estou entediado.
O esforço não vale a pena.
Não é importante para mim.
Como não posso fazer isto, é melhor desistir.
Os quatro pilares psicológicos que levam ao desenvolvimento interno da Garra, são:
Interesse
Tô falando baixinho pra ninguém sacar minha inten… Não, pera… 😬
A paixão começa quando a pessoa gosta intrinsecamente do que faz. Todas as pessoas determinadas são capazes de apontar aspectos de sua atividade que apreciam menos do que outros, e a maioria precisa tolerar ao menos uma ou duas tarefas que de fato não lhes agradam. Mas se encantam pela atividade como um todo.
A busca pelo amor ao trabalho 💼
Estudos mostram que as pessoas ficam muito mais satisfeitas com o trabalho quando fazem algo que coincida com seus interesses pessoais, além de serem mais contentes com a vida como um todo.
Além disso, apresentam um melhor desempenho no trabalho quando fazem o que lhes interessa. Universitários cujos interesses pessoais coincidem com sua especialidade tiram notas mais altas e abandonam menos os estudos.
Cultivando a paixão 🌱
“O mais importante (quando se é jovem) é cultivar uma paixão.”
A maioria dos modelos de garra entrevistados por Angela, disseram que levaram anos explorando assuntos e áreas diversas, e aquele que acabou ocupando todos os seus pensamentos, às vezes não foi reconhecido como destino de sua vida à primeira vista.
“A paixão pelo trabalho tem um pouco de descoberta seguida de muito desenvolvimento e de uma vida inteira de aprofundamento.”
Quatro passos para desenvolver um interesse genuíno:
É cedo demais sabermos o que vamos ser na vida adulta quando somos crianças. (Mais alguém queria ser astronauta?) 👩🚀👨🚀
Os interesses não são descobertos por meio de introspecção. Pelo contrário, são acionados por interações com o mundo à nossa volta.
O que se segue à descoberta inicial de um interesse é um período muito mais longo e cada vez mais proativo de desenvolvimento desse interesse. A ativação inicial deve ser seguida de contatos posteriores que reativem e despertem de novo sua atenção.
Os interesses se desenvolvem quando há um grupo de pessoas que o incentivam. Elas nos estimulam e fornecem informações essenciais para que desenvolvamos um gosto pela atividade.
Como se manter interessado ao longo do tempo? 🕔
De fato, o tédio em alguma atividade vai chegar mais cedo, ou mais tarde. O que acontece aqui, é que para o iniciante a novidade é algo que ele nunca viu. Para o especialista, a novidade é o detalhe. Por exemplo:
Você começou a se interessar por arte moderna. Para você, muitas obras podem parecer parecidas, mas para um especialista as diferenças são nítidas e intrigantes, pois moram nos detalhes.
Em outras palavras, para o experiente permanecer interessado em sua paixão, ele deve se aprofundar no estudo da sua atividade.
“E se eu não sei qual é minha paixão?”
Oxe, não é óbvio? Você deve encontrá-la e dedicar o máximo de tempo e energia para testá-la. Tente novas atividades, novos ambientes, novos livros, mas o mais importante é dar chance para essa novas experiências uma de cada vez.
Comece com as respostas obre as quais tem certeza e continue a partir delas.
Não tenha medo de errar. (Lembre-se, faz parte do processo)
Não tenha medo de apagar uma resposta que não funciona
O mais importante é entrar em movimento. Lembre-se da Lei da Inércia: “um corpo que está em movimento, tende a continuar em movimento”.
Mas se você já tem uma boa ideia do que pretende fazer por toda a sua vida, é hora do desenvolvimento.
Prática
Hard work pays off 💪
Uma forma de perseverança é a disciplina diária de tentarmos fazer uma coisa de hoje melhor do que fizemos ontem. Após a descoberta e interesse, você deve se dedicar à prática concentrada e devotada que leva à maestria. Ter garra é nunca se dar por satisfeito. O lema é: “Não importa o que for preciso, tenho que melhorar!”.
Mais importante do que a quantidade de tempo dedicado ao interesse, é a qualidade desse tempo. Pessoas extraordinárias não somente praticam, mas fazem uso da prática disciplinada.
A prática disciplinada
A prática disciplinada leva a um avanço para etapas mais avançadas muito mais do que qualquer outro tipo de preparação.
Uma meta ambiciosa claramente definida. Foque em um detalhe específico do seu desempenho geral. Os excepcionais buscam combater seus pontos fracos específicos.
Concentração e dedicação totais.
Feedback imediato e informativo. Em geral, grande parte desse retorno é negativo. Busque os seus erros, e trabalhe em cima deles.
Repetição com reflexão e aprimoramento. Até dominar aquilo que você se propôs a fazer.
Tá? E depois de alcançarem a meta?
Eles dobram a meta! rs
Tá, não é isso. Eles fazem o mesmo processo, com uma nova meta ambiciosa. Com o passar do tempo, o efeito dominó desempenha seu papel e resultados extraordinários começam a aparecer.
Entretanto, é necessário salientar que a prática disciplinada é extremamente cansativa tanto mental, tanto fisicamente. É uma espécie de “esforço supremo”. Até os melhores do mundo, no auge de suas carreiras, suportam apenas uma hora de prática disciplinada sem intervalo e, ao todo, dedicam apena de 3 a 5 horas diárias a ela.
Sugestões para o uso da prática disciplinada
Faça dela um hábito. Descubra onde e quando você se sente mais à vontade para realizar a prática disciplinada. Quando você tem o hábito de praticar à mesma hora e no mesmo lugar todos os dias, dificilmente você precisa pensar em começar. Você vai e faz.
Mude o modo como você a vivencia. Livre-se do julgamento, não pense na dificuldade do desafio ou nos seus erros, eles fazem parte.
Propósito
Comece pelo propósito… Não, não é esse o nome… 🤦♂️
O que faz a paixão amadurecer é a convicção de que seu trabalho é importante. Para algumas pessoas, um senso de propósito surge cedo; para muitos, entretanto, o propósito de servir aos demais se fortalece depois do surgimento do interesse e de anos de prática disciplinada.
“Em essência, a noção de propósito se refere ao que é importante para outras pessoas além de nós mesmos.”
O nível de propósito de uma pessoa varia junto com seu grau de garra. Quanto maior for o grau de garra de uma pessoa, maior a sensação de propósito ela possui.
Cultivando o propósito
Sim, essa motivação que vai além de seus interesses individuais pode e deve ser deliberadamente cultivada. Gerentes e funcionários que alimentam interesses pessoais e sociais ao mesmo tempo possuem um desempenho superior com o passar do tempo, em comparação aos que possuem motivações 100% autocentradas. Três maneiras de descobrir/criar um propósito:
Refletir sobre como o trabalho que você já faz pode beneficiar a sociedade;
Pensar como você pode mudar coisas pequenas mas significativas em seu trabalho atual para reforçar a ligação dele com seus valores fundamentais.
Busque inspiração num modelo de propósito.
Esperança
É o último livro dos Jogos Vorazes? 📚
A esperança é uma espécie de perseverança que enfrenta as adversidades. A esperança não é o estágio final da determinação. Ela está em todos os estágios. Em vários momentos, de forma drástica ou suave, nós fracassamos. Se nos prostrarmos, a garra perde; se nos erguemos, ela triunfa.
“A esperança das pessoas que têm garra nada tem a ver com a sorte e tudo tem a ver com levantar-se de novo.”
O fracasso e a esperança 🕊
Quando questionado sobre reveses, os modelos de garra não os enxergam como uma decepção, mas como uma forma de aprendizado. Os acontecimentos são externos a nós, com isso cabe a nós julgar (ou não) o significado dele para nós.
Opa, aqui temos um momento interessante no livro. Ao aprofundar sobre o fracasso x esperança, Angela cita e explica o conceito de mindset, além de citar a Carol Dweck e suas pesquisas. Para evitar repetições, clique aqui para ler nosso resumo sobre “Mindset'“. (Destaque para os trechos sobre: fracasso, elogios).
A conclusão da prof. Duckworth é simples: o mindset de crescimento e a garra andam juntos. Afinal, para o mindset de crescimento, as pessoas podem se desenvolver e evoluir, sob a perspectiva de garra, ambos estão de acordo.
Cultivando a esperança
Pratique um monólogo interior otimista. Quando sua voz interior é pessimista, você tende a encarar o fracasso como uma derrota permanente, o que é errado.
Peça ajuda. Isso mesmo, não tenha vergonha em pedir ajuda para levantar após um revés
Esses quatro recursos psicológicos não são ativos que ou você tem ou não tem. Você pode aprender a descobrir, desenvolver e aprofundar seus interesses. Agora, façamos o caminho inverso, vamos aprender a cultivar a garra de fora para dentro.
O cultivo da garra: de fora para dentro
3ª PARTE
Aqui temos 3 maneiras macro de cultivar a garra. Vamo!
Educar para a garra
Crianças, nada de correr com a tesoura de ponta ✂
Pais (se você não for, pode pular) 👨👩👧
Então, não há muito a ser dito. A melhor abordagem para criar um(a) filho(a) com garra (e consequentemente, mindset de crescimento) é fazer perguntas e escutar ao invés de brigar e criticar.
É criar um ambiente no qual a criança possa se desenvolver com certa autonomia, não a protegendo de tudo e todos, mas a incentivando a viver com o aviso: “se você cair, estarei aqui para te ajudar a levantar.”
É fomentar a disciplina em sua criança. Não a permita voltar atrás por um medo simplório, ou pura preguiça, torne-a ciente das responsabilidades dela.
É um fino equilíbrio entre ser compassivo e exigente. O chamado “estilo parental sensato”. Mais importante do que isso, é que você seja um modelo de garra, para que sua(seu) filha(o) olhe para você e passe a emulá-la(o).
Professores 👩🏫
Exija o máximo de esforço possível, eleve os padrões, seja compassivo e respeitoso. E o mais importante: mostre o caminho. Não adianta elevar o nível de exigência e dificuldade, se você não capacitar os alunos para tais demandas.
Figuras
Confuso o nome? rs. Com “figuras” eu me refiro a quaisquer pessoas em sua vida. Pode ser um amigo, ou sua madrinha, mas alguém que possa vir a servir de modelo de garra para você.
Não é necessário ser pai ou mãe para fazer a diferença na via de alguém
As arenas da garra
Atenção, 300! 🛡
São as famosas atividades extracurriculares. Aqui não importa qual seja o tipo, desde teatro até basquete, ou de violino até artes plásticas. O importante é que você pratique uma atividade que exija disciplina, comprometimento, antifragilidade e prática.
O essencial é que você se dedique a alguma coisa, e que se continuar interessado, no ano seguinte continue praticando e buscando progresso. Tais hobbies são excelentes maneiras de estimular a garra (principalmente se você for jovem e ainda estiver no colégio, se joga!).
A Regra da Atividade Difícil
Essa é uma excelente maneira de incentivar a garra no seu círculo social. (Seja ele familiar ou não).
Todos precisam praticar uma atividade difícil: algo que exige prática diária e disciplinada.
A pessoa pode abandoná-la, mas não antes que o ano acabe, se o pagamento das mensalidades ainda estiver valendo.
A pessoa precisa terminar o que começou. Não se pode desistir por ter tido um mau dia.
Uma cultura de garra
1, 2, 3, 4. Eu persisto pra car**** 😤
A cultura na qual vivemos molda todos os aspectos do nosso ser. Em essência, pode ser definida como as normas e valores comuns de um grupo de pessoas forma um consenso sobre como se faz determinadas coisas - e por quê.
Se você quer ter mais garra, procure uma cultura com alto grau de garra e adote-a. Se você é um líder e quer que as pessoas em sua organização tenham mais garra, crie uma cultura de garra.
Qual a importância de uma cultura de garra?
Por meio do princípio corresponsivo no desenvolvimento da personalidade, as características que conduzem a certas situações são, por sua vez, reafirmadas por elas. Logo, se você está em um ambiente em que todos acordam às 4h30 para treinar, não tem nada demais nisso, pois já se tornou um hábito.
A identidade exerce forte influencia em todos os aspectos de nossa personalidade. As decisões mais importantes que tomamos são mais uma questão de identidade do que de qualquer outra coisa. Nossa paixão e perseverança não provém da razão, mas sim da pessoa que sabemos que somos.
Por fim, se a garra de uma pessoa suscita o mesmo em outra, pode vir a ocorrer o efeito “multiplicador social”, onde a garra de uma pessoa reforça a de outras, o que, por sua vez, inspira mais garra naquela primeira pessoa, e assim por diante, num processo sem fim.
Ufa! Esse resumo foi denso viu, nossa… Uma reflexão final:
Você pode aumentar sua garra
Sim, eu já disse isso e ficou evidente ao longo do resumo, mas é sempre bom reforçar… rs. Use o conhecimento poderoso desta edição, porém tenha paciência, pois em alguns casos os resultados de um elevado nível de garra demoram para aparecer. 😃
Expandindo…
Caso queira aprofundar em algum aspecto do livro, aqui vão algumas recomendações:
🗣 Clique aqui para assistir um Tedx Talks da própria autora. Tá bom, hein…
▶ Quer ver um exemplo de Garra? Clique aqui para ver uma reflexão do queridíssimo Will Smith. Nosso Príncipe de Bel-Air.
🥊 Quer um exemplo de garra? Clique aqui para assistir “Creed: Nascido para lutar” com os incríveis Michael B. Jordan e Sylvester Stallone.
easy books 📚
leia 30 dias em 20 minutos.
A easy books é uma newsletter semanal e gratuita, que tem como missão empoderar as pessoas com conhecimento a partir de resumos de livros de negócios e desenvolvimento. Transformamos a sua leitura em algo moderno, divertido e criativo, agora não tem desculpa para não desenvolver o hábito da leitura.
Todo domingo na caixa de entrada do seu e-mail. Sem enrolação, só negócios.
Te vejo no próximo domingo!
Preste atenção, nem sempre chegamos na página principal do seu e-mail. Então se isso acontecer está tudo certo, você só precisa procurar em spam ou promoções.