Mas eu não sou bom em português...
Eu nunca tive um bom desempenho em língua portuguesa. Essa frase aí em cima? Era a minha desculpinha... Entretanto, hoje percebo que nunca tentei estudá-la de verdade, pelo simples fato de ter ido mal em uma prova e por ter pensado (se eu fui mal nesta prova, o mesmo acontecerá nas outras). O que não faz sentido!
E você? Já se prendeu a uma desculpinha como essa? Lembre-se: Você não é ruim, você é destreinado(a).
Quem é "Carol S. Dweck"?
Professora de psicologia em Stanford, possui no seu currículo as Universidade de: Columbia, Harvard e Illinois. Além de fazer parte da Academia Americana de Artes e Ciências. Carol é considerada uma das maiores especialistas do mundo nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia em desenvolvimento.
Seus trabalhos já foram publicados em jornais de renome, como The New York Times, Washington Post e Boston Globe.
Começando pelo início...
INTRODUÇÃO
A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.
Hoje, vamos começar de uma maneira diferente…
Antes de aprofundarmos no estudo dos mindsets, que tal descobrir o seu? Leia cada uma das alternativas, sobre inteligência, a seguir e diga se concorda ou não com elas. (Ei! Não vale ler os conceitos antes! 🧐)
Sua inteligência é algo muito pessoal, e você não pode transformá-la demais.
Você é capaz de aprender coisas novas, mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência.
Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modificá-lo bastante.
Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.
(Ps. Se desejar conhecer outras crenças pessoais, substitua "inteligência" por: "talento artístico", "aptidão para esportes", "tino comercial".)
Pausa, agora as alternativas são sobre as suas qualidades pessoais, vamo?
Você é certo tipo de pessoa, e não há muito o que se possa fazer para mudar esse fato.
Independente do tipo de pessoa que você seja, sempre é possível modificá-lo substancialmente.
Você pode fazer as coisas de maneira diferente, mas a essência daquilo que você é não pode ser realmente modificada.
Você é capaz de modificar os elementos básicos do tipo de pessoa que você é.
As afirmativas 1, 2, 5 e 7 correspondem ao raciocínio do mindset fixo. Já as 3, 4, 6 e 8 refletem o mindset de crescimento. Com qual grupo você deu match?😏
Se sua resposta foi mista, não se preocupe, é possível. Eu, você, todos nós possuímos ambos os mindsets, pense no yin-yang ☯. Em determinadas áreas de sua vida, você possui o mindset de crescimento, já em outras o fixo.
Agora, permita-me apresentá-los.
Obs: Ao longo do resumo, vamos falar como se um excluísse o outro apenas para simplificar a explicação.
Por dentro dos Mindsets
1ª PARTE
As maneiras como você enxerga o mundo 👁
Sr. & Sra. Mindset 👫 (na verdade é Sr. & Sr.; porém a referência é mais forte que eu)
Nesta edição, solicitamos ajuda dos universitários, rs. 🎓
Falando sério, caso fôssemos listar as características dos Mindsets, nosso resumo ficaria muito extenso e este gráfico apresenta bem as características gerais dos mindsets.
Uma perspectiva a partir dos mindsets
Um olhar mais aprofundado 🔎
Agora que você já conhece as características gerais de cada mindset, preciso explicar algumas crenças que eles possuem:
Sucesso 🏆
Para o Mindset fixo (MF), buscar o sucesso está relacionado a uma validação de que ele é especial, até mesmo superior aos outros. Veremos isso mais a frente, quando analisarmos Lee Iacocca.
O MF também possui a síndrome alguém-ninguém: se eu vencer, serei alguém; se perder, serei ninguém. Síndrome essa, que conversa com outra crença dele: se você ganha algo, ele perde e vice-versa, não há como ambos conquistarem algo.
No Mindset de crescimento (MC) o sucesso significa: fazer o melhor possível, aprender e se aperfeiçoar. Afinal, como ele acredita que as qualidades são mutáveis, o processo é o objetivo, e os resultados são consequência dos seus esforços em sua jornada.
Fracasso 😢
Para o MC, os reveses são motivadores. São informativos, e deles se devem extrair ensinamentos. Ao falharem, eles percebem que ainda há muito a ser feito, e usam esse revés como combustível para alimentar seus esforços.
Já no MF… O fracasso não é um fato (eu fracassei), para ele o fracasso é uma identidade (sou um fracassado). Por não reconhecer o fracasso como uma derrota temporária. O mindset fixo utiliza de alguns artifícios para "superar" esse momento (ou melhor, desculpinhas/mimimi):
Não buscar melhorar. Pra quê? Se não deu certo desta vez, não dará nas próximas;
Meu sucesso é o seu fracasso. "Como assim?" Simples, ele busca pessoas que obtiveram resultados piores que o dele, com isso se sente confortável, afinal ele não foi o pior.
Agora a pior maneira: atribuem a culpa a alguém. Isso mesmo, as pessoas com este mindset se fazem de vítimas, nunca são as culpadas por seus fracassos/falhas.
Só te peço uma coisa, não seja este tipo de pessoa. 🙃
Para o MF, tudo gira em torno do resultado. Se você fracassar - ou se não for o melhor - tudo não passou de desperdício.
Esforço 😤
No MC é inconcebível desejar muito um objetivo, acreditar que existe uma possibilidade e nada fazer para atingi-lo. O "eu poderia ter sido" é muito doloroso e nada reconfortante.
Preciso salientar que o MC não é aquele coach: “Nunca é tarde para começar, vamo lá!”. Pelo contrário, ele reconhece que todos possuímos limitações, mas acredita no seguinte:
Não se pode prever o que alguém é capaz de realizar com anos de paixão, esforço e treinamento.
Outro ponto é: por mais que acredite que as aptidões possam ser cultivadas, ele não define a extensão possível da mudança ou quanto tempo ela exigirá. Além disso, não determina que tudo que é possível mudar deva ser mudado. Precisamos aceitar as nossas imperfeições, ainda mais aquelas não prejudicam nossa vida ou a de outrem.
Porém no MF, existem duas observações sobre o esforço:
É algo exclusivo das pessoas com deficiências. Acreditam que os gênios não precisam se esforçar. Por isso, se ele tiver que fazer algum esforço, uma dúvida é lançada sobre sua capacidade.
Segundo, o esforço rouba todas as desculpas, pois ao se esforçar você não pode dizer que "eu poderia ter sido [qualquer nome serve para preencher este espaço]", afinal você tentou.
Aptidões
Algumas pessoas serem capazes de fazer uma coisa com pouco ou nenhum aprendizado, não significa que outros não possam fazê-la com treinamento. Grande parte das pessoas com mindset fixo acham que as realizações do início da vida já revelam tudo sobre o talento e o futuro de alguém, pois acreditam que as qualidades das pessoa são imutáveis. A esta altura, preciso mesmo explicar o que o MC pensa sobre isso? 🤔
Rótulos
"Superdotado", "talentoso", "prodígio", são alguns exemplos de rótulos positivos, mas também há os negativos… prefiro não citar. O problema de ambos os tipos de rótulos, no mindset fixo, é que quando você recebe um positivo, receia perdê-lo; ao receber um negativo, receia merecê-lo.
No mindset de crescimento, servem como combustível e sinalizadores de que está no caminho certo ou que algo está muito errado e que precisa melhorar. (Os estoicos não se importam com rótulos, mas essa é conversa pra outro momento🤐)
Elogios
A prof. Dweck afirma que ao elogiarmos o resultado, nós estamos direcionando o raciocínio da pessoa para o seguinte caminho: "Hm... Então quer dizer que ao tirar uma boa nota, eu recebo um elogio positivo. Logo, devo focar em tirar boas notas!"; o que acaba por desvalorizar todo o processo até a obtenção do resultado objetivado. Em outras palavras, estamos estimulando o mindset fixo.
Por outro lado, ao elogiarmos o processo vinculado ao resultado, as pessoas são direcionadas ao mindset de crescimento, pois elas desenvolvem o seguinte pensamento: "Realmente, foram dias me dedicando a aprender o assunto. Graças a esse esforço, tirei esta boa nota, logo devo continuar me esforçando!".
Agora, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras que os mindsets influenciam sua vida.
A influência dos Mindsets em sua vida
2ª PARTE
Nos esportes
A noção de "talento nato"
Muitos olheiros, agentes e clubes buscam por atletas com esta "qualidade", mas o que seria o talento nato? É justamente a noção que um atleta não precisa se esforçar para ser excelente, tudo para este atleta é fácil, um arremesso de três pontos, uma rebatida, um chute no ângulo. Este raciocínio vem do mindset fixo.
Atletas com esta mentalidade, ao enfrentarem um revés, não buscam melhorar aquilo que estão errando, preferem ignorar. O que pode ser feito? Por acreditarem que suas capacidades são imutáveis, eles evitam - a todo custo - a dor de serem ruins em algo novo. Além disso, ao falharem, eles perdem o controle, não sabem lidar com a frustração, e mais do que isso são incapazes de admitir seus erros e aprender com eles.
Estudo de caso: Michael Jordan (MC) 🏀
MJ não foi a primeira escolha - nem a segunda - do draft da NBA, foi cortado do time de basquete no ensino médio e da própria universidade em que ele estudava, entretanto ele é considerado o maior jogador de todos os tempos no basquete. Porque?
Ao ser cortado no ensino médio, ele ficou arrasado. Porém, sua mãe o estimulou a levantar e ir treinar, então Jordan acordava todos os dias às 6 da manhã e treinava antes de ir para a aula. Na universidade, ele trabalhou constantemente em suas fraquezas. Segundo o próprio Michael:
A solidez mental e o coração são muito mais fortes do que algumas vantagens físicas que se possam ter. Eu sempre disse isso e sempre acreditei nisso.
Engraçado, né? Logo nos esportes, existe essa forte crença no talento nato. O que acontece é que as pessoas dão mais valor aos dotes naturais do que à capacidade adquirida. Olham os grandes campeões e ídolos como super-heróis, que já nasceram "prontos" para aquela atividade, ignorando as incontáveis horas de treino e a rígida rotina destes humanos.
Nos negócios
A busca pelo Mindset de talento 🕵️♂️
Em 2001, a gigante Enron decretou falência e abalou o mercado, exemplo de firma de sucesso e empresa do futuro, como que eles chegaram ao fundo do poço? Simples, naquela época a Enron (e as empresas norte-americanas) passaram a ter obsessão pelo talento.
"Como isso pode ser algo ruim? Afinal, eles queriam pessoas com potencial". O problema é que ao viverem em um local que adorava o talento, os funcionários foram forçados a adotar o mindset fixo, criando um ambiente em torno dele.
Somando A+B, fica evidente que ao invés de assumir seus problemas e erros, a empresa mentia, além de não aprender com estas falhas. Afinal, o ambiente cultuava o talento nato.
A lição que fica é: contrate por valores, não por talento. As habilidades necessárias (muito provavelmente) são ensináveis, ainda mais se o candidato possuir mindset de crescimento.
Liderança 🗣
Os fatores que diferem as empresas boas, das excelentes são vários, aqui vamos destacar o tipo de líder que leva sua firma à excelência. São pessoas que não se comportam como "superestrelas" da corporação, mas empregados que tem a coragem de enfrentar de frente os próprios erros e os erros da empresa.
As qualidades dos líderes excelentes (que por coincidência, possuem mindset de crescimento🤔), são:
Não estão sempre tentando provar que são melhores do que os demais
Estão sempre tentando melhorar
Cercam-se das pessoas mais capazes que conseguem encontrar
Encaram diretamente seus próprios erros e deficiências
Procuram com franqueza descobrir as qualificações que eles e suas empresas precisarão no futuro.
Reconhecem que a melhor maneira de aumentar a produtividade é por meio do aconselhamento, não pelo terror
A verdadeira autoconfiança é "a coragem de se abrir - acolher as mudanças e as novas ideias, qualquer que seja sua fonte."
Já os líderes questionáveis (que belíssimo eufemismo), possuem as seguintes características:
Necessidade constante de validar sua """superioridade""", com a empresa servindo como uma vitrine para esse fim
Ego pessoal de proporções gigantescas
Não montam equipes com pessoas excelentes, pois - para o mindset fixo - os grandes gênios não precisam de grandes equipes. Precisam apenas de subordinados para executar suas ideias brilhantes. Além disso, querem olhar ao redor e se sentirem superiores
Menosprezam os funcionários que estão em posições inferiores na hierarquia da empresa, principalmente os geniais, já que “podem vir ser” uma ameaça ao seu cargo.
A Doença do CEO 🤒
É o desejo de reinar do alto de um pedestal e ser considerado perfeito.
Diante das seguinte opções: encarar suas fraquezas ou criar um mundo em que elas não existem, os infectados escolhem a segunda, afinal eles possuem mindset fixo. Com isso, cercam-se de adoradores, demitem ou exilam aqueles que os criticam.
Há mais um dilema: estratégias de curto prazo, para aumentar o valor de suas ações? Ou focar no longo prazo, flertando com uma desvalorização de suas ações, mas construindo uma base sólida e saudável para o crescimento da empresa? A resposta para esta questão, eu deixo para vocês.
Estudo de caso: Lee Iacocca (MF) 🚘
Após ser demitido da Ford, Iacocca e seu mindset fixo encontraram uma difícil tarefa: reerguer a quase falecida Chrysler Motors. Ele conseguiu, alguns anos após sua saída humilhante, a Chrysler voltou a bater de frente com a Ford. Porém... Por conta de seu mindset fixo, Iacocca parou de inovar (gastando com imensos bônus para… Ele mesmo) e os carros da Chrysler sofriam mínimas mudanças a cada modelo. Naquela época o mercado automobilístico estava sendo tomado pelos carros japoneses, pois tinham melhor aparência e funcionavam melhor. A reação dele? Bom... Ao invés de escutar as excelentes sugestões de seus funcionários (que tinham feito um estudo de caso da Honda), ele respondeu este cenário com críticas e desculpas. O resultado é óbvio. 📉
Elogios e os negócios
Sim, também se aplica ao mercado de trabalho no futuro. É mundialmente consentido que a nova geração, é a “geração elogiada”. Não acredita? Basta olhar o balanço das empresas e notar que, nos últimos anos, os bônus que eram anuais se tornaram semestrais, que se tornaram mensais.
A maneira ideal de elogiar um funcionário é, ao invés de recompensar o resultado obtido (uma venda importante), recompense a proatividade dele, reconheça como era uma tarefa difícil que ele conseguiu cumprir, vinculando o esforço ao resultado.
Jamais use o elogio ao esforço como prêmio de consolação. Nunca devemos nos contentar com o esforço que não gera benefícios/resultados desejados.
Na sua vida pessoal
Uma outra perspectiva sobre esforço
Um ponto muito interessante: as pessoas com mindset fixo acreditam que se elas precisam se esforçar em qualquer relacionamento, é que deve haver algo seriamente errado. Sim, a crença - de que o sucesso não deveria exigir esforço - priva as pessoas do elemento essencial para que um relacionamento floresça.
Uma reflexão sobre amizades 🤜🤛
“Quando algo ruim acontece conosco, é nessas horas que descobrimos quem são os de verdade”. Essa é uma ideia muito disseminada, e eu concordo com direitos. De fato, poucos são os que estão com a gente nos dias de luta, mas e nos dias de glória? Quem ficaria feliz em saber que você conseguiu uma promoção no seu trabalho? Ou encontrou o parceiro(a) dos seus sonhos? Como diz a autora:
Seus fracassos e problemas não ameaçam a autoestima alheia. Para o ego, é fácil sem compreensivo em relação a uma pessoa necessitada. Suas boas qualidades e sucessos é que constituem problemas para as pessoas que alimentam a própria autoestima sentindo-se superiores.
Uma observação sobre os tímidos 🤐
Os tímidos se preocupam com a possibilidade de que os outros os diminuam. Frequentemente, têm receio de ser julgados ou de se envergonhar em situações sociais. Tímidos com mindset fixo, se preocupam com o julgamento alheio, o que pode torná-los mais ansiosos e preocupados. Além disso, prejudica suas interações sociais.
Por outro lado, os tímidos com mindset de crescimento enxergam esses momentos como desafios, e por acreditarem que as qualidade são mutáveis, buscam aprender com essas situações. Assim, nem aparentam serem tímidos.
Mudando de Mindset
CONCLUSÃO
O falso mindset de crescimento
Oi fake! 😍
Sim, ele existe. A sua existência se dá pelos seguintes equívocos:
1°) Muitas pessoas pegam o que gostam em si mesmas e chamam de "mindset de crescimento" ou "mindset aberto'. Há uma diferença entre ser uma pessoa flexível ou ter a mente aberta e ser dedicada ao desenvolvimento do talento.
2°) Pensar que o mindset de crescimento se refere somente ao esforço, em especial o elogio ao esforço (Já falei sobre isso… 🥱).
Negativo, jovem padawan. Este mindset valoriza o processo, e ele vai além do que apenas o esforço, reconhece que às vezes é necessário mudar de estratégia/método, ou que porventura, é necessário pedir a contribuição de alguém.
Você não adquire um mindset de crescimento por proclamação. Você se move em sua direção como se fosse uma jornada.
Falando em jornada…
A jornada rumo o mindset de crescimento
O verdadeiro 😉
Abrace seu mindset fixo
É isso mesmo, já lhe expliquei que possuímos ambos os mindsets. Entretanto, não temos de aceitar que o mindset fixo se revele com frequência. ☯
Descubra o que desencadeia o seu mindset fixo
Aqui vão alguns exemplos:
Quando você está prestes a assumir um novo e grande desafio. Ele aparece te desestimulando, te apavorando em relação ao julgamento alheio, etc.
Quando você está muito dedicado em um projeto, mas acaba (algumas vezes) por encontrar um beco sem saída. Pode aparecer te estimulando a desistir.
Quando você realmente fracassou, como você se sente? É raro uma pessoa não ter um episódio de mindset fixo, nesse caso.
Mas pense nisso, o que ultimamente tem desencadeado seu mindset fixo? Quando começar a entender sua persona, não a julgue. Basta observá-la.
Dê um nome a sua persona com mindset fixo.
Dê um nome a sua persona com mindset fixo. (Só para deixar claro). O nome é de livre escolhas, mas aqui vão algumas sugestões:
Nomeá-la em alusão a alguém em sua vida ou apelido.
Algum personagem de livro ou filme.
Ou dar o nome de uma pessoa que não goste, para lembrar a você que ela não é a pessoa que você quer ser.
Eduque sua persona
Quanto mais ciente você estiver dos gatilhos que a despertam, mais você poderá estar vigilante para a chegada dela. Quando ela aparecer, informe - a que você agradece pelo seu aparecimento, mas que você vai continuar com essa decisão e convide-a para te acompanhar ao longo desta jornada. (Meio louco? Sim, mas é a psicóloga que disse,. Quem sou eu pra contestar?)
Para encerrarmos, nada melhor que uma frase da própria autora:
Os mindsets são crenças poderosas, mas são somente algo que está em sua mente, e você pode mudar a sua mente.
Importante lembrar que, caso você se sinta confortável com o mindset fixo, não há necessidade de mudar, afinal a vida é sua. 😉
Claro que focamos mais nos negócios…
O livro vai muito além do que foi apresentado aqui para vocês. O que nós trouxemos foi o livro cru, sem todo o storytelling. Quer aprofundar mais nos conceitos e estudos de caso do livro? Compre a obra completa clicando aqui.
Expandindo…
Caso queira estudar afundo algum aspecto do livro, aqui vão algumas recomendações:
🗣 Clique aqui para assistir um excelente Tedx Talks, que mostra como sua mentalidade influencia em todas as áreas da sua vida. (Tem legenda em pt-br)
🏀 Clique aqui para prestigiar esse excelente documentário sobre a última temporada de Michael Jordan pelo Chicago Bulls e aprender mais sobre seu mindset de campeão, melhor dizendo, de maior de todos os tempos. (Óbvio que fui eu [Luiz] que escreveu esse texto.)
🍿 Filmes:
👾 Universidade Monstros - disponível no Disney+
Observe as crenças do Mike e do Sulley, além da influência familiar no mindset de Sulley.
🐺 O Lobo de Wall Street - disponível no Amazon Prime Video
Trace um paralelo do Jordan Belfort (DiCaprio) com o Lee Iacocca. Qualquer semelhança é mera coincidência, rs.
easy books 📚
leia 30 dias em 20 minutos.
A easy books é uma newsletter semanal e gratuita, que tem como missão empoderar as pessoas com conhecimento a partir de resumos de livros de negócios e desenvolvimento. Transformamos a sua leitura em algo moderno, divertido e criativo, agora não tem desculpa para não desenvolver o hábito da leitura.
Todo domingo na caixa de entrada do seu e-mail. Sem enrolação, só negócios.
Te vejo no próximo domingo!
Preste atenção, nem sempre chegamos na página principal do seu e-mail. Então se isso acontecer está tudo certo, você só precisa procurar em spam ou promoções.