Qual é a sua Única Coisa?
Que pergunta poderosa. “Qual é a sua Única Coisa?” Tenho amigo que não sabe nem decidir um único sabor de pizza, imagina uma Única Coisa na carreira? Na vida pessoal? Na vida?
Ok… Isso foi um exagero, mas você entendeu a mensagem. Abrindo nosso resumo, um provérbio, que está na primeira página do livro de hoje: “Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo… não vai pegar nenhum dos dois”.
Quem é "Gary Keller"?
Gary Keller é um autor de best-sellers e empreendedor norte-americano, dono da Keller Williams Realty International, a maior imobiliária do mundo em número de corretores, volume de vendas fechadas e unidades vendidas.. Ao todo, Keller publicou quatro best-sellers que venderam mais de dois milhões de cópias em todo o mundo.
Começando pelo começo...
INTRODUÇÃO
Para entender a Única Coisa, vamos dividi-la em três partes:
As Mentiras: elas nos enganam e nos despistam.
A Verdade: o caminho simples para a produtividade.
Resultados Extraordinários: Revelando possibilidades dentro de você.
Antes de entrarmos em uma discussão sincera, sobre como de fato funciona a ÚNICA Coisa, precisamos discutir sobre os dados incorretos e mitos que nos impedem de aceitá-la: as 6 mentiras do sucesso.
As Mentiras: elas nos enganam e despistam
1ª PARTE
As seis mentiras são crenças que, se assimiladas, se tornam princípios operacionais que nos direcionam para o caminho errado.
1. Multitarefas
Meu Deus! 😱
Possivelmente, essa foi sua reação ao ver que a famosa “habilidade” de ser multitarefa é uma mentira. Ao tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou não damos conta, ou fazemos ambas de mal jeito. Até somos capazes de fazer duas coisas simultaneamente, mas não há como focar, efetivamente, em ambas!
Não é que temos tempos de menos para fazer todas as coisas que precisamos fazer; é que sentimos que precisamos fazer coisas demais no tempo que dispomos.
A distração pode acabar com você
Se você está montando uma planilha e um colega chega para discutir um problema, o grau de complexidade de ambas tarefas acaba por dificultar a volta à tarefa original. Ao mudar entre uma tarefa e outra, seu cérebro necessita se reorientar para o novo alvo. Você possui um limite mental. Divida a sua atenção o quanto quiser, mas haverá um preço a ser pago, em tempo e efetividade.
Porém, quando se distrair não se sinta mal! Todo mundo se distrai, é normal. Aceite e volte a produzir! 😉
2. Uma Vida Disciplinada
Meu Deus! (De novo) 😱
Não precisamos de mais disciplina do que já temos. Basta utilizá-la da maneira correta. Quando pensamos que precisamos de “mais disciplina”, na verdade o que nós realmente precisamos é criar o hábito de executar a tarefa desejada e aplicar a disciplina necessária para construí-lo.
Disciplina 🤝 Hábito
Muitas pessoas ficam cansadas só de ler ambas as palavras na mesma frase, mas fiquem tranquilos. Ambos andam de mãos dadas e são fundamentais para sua vida. Quando a disciplina é aplicada de maneira efetiva, os hábitos são chatos somente no início.
Agora vocês devem estar se perguntando: "E por quanto tempo a disciplina é necessária?". De certa forma, para sempre. CALMA! A questão é que um hábito requer bem menos energia e esforço para ser mantido do que quando na fundamentação dele.
Segundo uma pesquisa da University College of London, um novo hábito leva em média 66 dias para ser formado. (A variação total foi de 18 a 254 dias). O tempo necessário depende da complexidade do novo comportamento, rs.
“Vou sair criando vários hábitos!”
Sinceramente, eu espero que isso não tenha passado pela sua cabeça. Acabei de te contar que ser “multitarefa” prejudica sua efetividade! Criar um novo hábito demanda muita energia, imagine vários ao mesmo tempo? Prefira qualidade sobre quantidade. Ps. Comece pelos hábitos mais simples, aumente a dificuldade aos poucos... Que tal arrumar a sua cama?🦞
3. A Força de Vontade está sempre a disposição
Força de vontade sempre a disposição é uma mentira.
Possivelmente, você conhece o provérbio inglês: "Where there's a will, there's a way" (Onde há vontade, há um jeito). Ele confundiu mais pessoas do que ajudou. Para utilizá-la da maneira correta não basta possuí-la como traço de caráter, é preciso usá-la no momento certo.
Usando a Força de Vontade de maneira inteligente
Imagine a força de vontade como uma bateria de celular, bateria limitada, porém renovável. Ela se desgasta ao longo do dia, logo o dito “comece seu dia pela tarefa mais importante” é bem válido, afinal sua força de vontade acabou de sair do carregador. Comece seu dia com a tarefa mais difícil, dessa forma você garante o máximo de produtividade e qualidade**.**
Além disso, há duas maneiras de dar uma carguinha ao longo do dia: descanso e alimentação.
Durma bem 😴
Com um descanso apropriado, garantimos que nosso cérebro entenda que a tarefa foi encerrada e ele consegue se preparar melhor para outros estímulos, ou seja, entre tarefas dê uma pausa e respire, e durma bem a noite (se você dorme a noite, rs). Outra possibilidade é o power nap, após 6h ~ 8h depois de ter despertado tire um cochilo de 20 ~ 25 minutos. (Ps. Quer acordar virado na... ? Tome uma belíssima xícara de café antes do power nap☕)
Você é o que você come 🍎
Além disso, uma alimentação adequada é importante para nossa bateria, sim eu disse adequada. Nosso cérebro é responsável por ⅕ das calorias que queimamos para produzir energia, e caso haja falta de recursos (vulgo, fome) as áreas mais velhas - no desenvolvimento humano - são as primeiras a obter energia das nossas reservas, já o córtex pré-frontal….
O córtex pré-frontal é uma das áreas mais "jovens" do cérebro. Ele é responsável pelo foco, manejo da memória de curto prazo, por resolver problemas e moderar impulsos. Em outras palavras, o responsável pela força de vontade. Preciso nem dizer o que acontece se faltar energia, né?
4. Uma vida equilibrada
Essa é polêmica…. Nos tempos modernos, existe um discurso romantizado sobre a busca por uma vida “equilibrada”. O problema não está em buscar, mas pensar que é possível atingir o equilíbrio completo. O que parece um estado de equilíbrio é, na verdade, algo distinto: o ato de equilibrar-se.
O tempo gasto com uma coisa significa tempo não gasto com outra, o que torna o equilíbrio impossível.
Não tem problema em desejar o equilíbrio entre vida e trabalho, mas se o equilíbrio é viver no centro entre os dois polos, então o desequilíbrio está nas extremidades. Ao viver no centro, você estará impedido de se comprometer com qualquer coisa. Saber quando buscar o centro e os extremos, é a negociação fundamental para resultados extraordinários.
Se não devemos buscar o equilíbrio, o que devemos buscar?
Substitua a palavra “equilíbrio” por “contrabalanço”. A ideia de contrabalançar é que você nunca vai longe demais, a ponto de não conseguir encontrar o caminho de volta, e nem fica lá a ponto de que não exista nada esperando quando você retornar.
Existem dois tipos de contrabalanço:
No trabalho 👔
No mundo profissional, qualidade > quantidade. Não se trata de quantas horas você vai trabalhar, mas com o que você vai gastar esse tempo. Para obter um resultado extraordinário, é necessário encontrar a tarefa mais importante e dedicar-lhe o tempo necessário. O contrabalanço serve para atender as outras questões.
A cada uma de suas oscilações, busque dedicar um bom tempo. Faça as pazes consigo mesmo, e aceite que a busca por resultados fantásticos requisitam períodos longos fora do centro.
Em sua vida pessoal 🙃
Na vida pessoal, é necessário ter consciência de suas ações, seu espírito e corpo, do ambiente ao seu redor e das suas relações. Evite longos períodos fora de equilíbrio, ficar um pouco fora do centro te permite manter suas prioridades próximas, e avançá-las junto com você.
Imagine que a vida é um jogo de malabares, constituído por 5 bolas: trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Seu objetivo é manter todas no ar... Um dia você percebe que a bola "trabalho" é feita de borracha, caso a derrube, ela quicará de volta. Já as outras quatro, são de vidro, ao derrubar uma - inevitavelmente - ela será arranhada, rachada, talvez até se estilhace de vez.
5. Grande é ruim
A Megafobia
Megafobia: o medo irracional do grandioso. Sempre que se fala sobre “grandes resultados”, a maioria das pessoas já pensa “é muito difícil”, “demanda muito tempo”. Raciocínio que é o reflexo de um estereótipo que associa o grande sucesso, a uma grande pressão e estresse, que essa busca irá roubar tempo com familiares e amigos… E por aí vai.
Se você tem medo do grande sucesso, vai evitá-lo ou sabotar seus esforços para alcançá-lo.
Pensando grande 🤔
Se o que você faz durante o seu período de trabalho determina seus resultados, e como o que você faz é determinado pela sua forma de pensar… Se você pensar grande, suas ações buscarão as grandes conquistas.
Cada nível de conquista em sua vida, requer a combinação de três elementos:
O que você faz
Como você faz
Com quem você faz
Logo, empregue a grandeza nessas três áreas, e não tenha medo de mudar de ambiente. Com isso, talvez você nunca encontrará limites para pensamentos tão grandiosos. J.K. Rowling já visualizava sete anos de história em Hogwarts, antes mesmo de escrever o primeiro capítulo. Comece pequeno, mas sempre pense grande.
Não tenha medo do grande. Tenha medo do medíocre.
6. Tudo importa igualmente
A questão é com o que nos ocupamos.
Nem tudo importa igualmente, ponto. Quando tudo parece urgente e importante, tudo parece igual, e a melhor decisão é trocada por qualquer decisão, e o que deveria ser progressão se torna estagnação.
O sucesso não é um jogo vencido por quem faz mais.
Tá, mas como decidir o mais importante?
Se você pensou na clássica “To-do list”, tenho más notícias. Por mais que elas sejam uma útil organização das nossas melhores intenções, elas contém as tarefas que você acha que tem que fazer. Se torna um “guia de sobrevivência”.
Se sua lista aponta para várias direções, você não chegará a lugar nenhum, sua lista deve apontar para uma única direção. Quando uma lista não é elaborada em torno do sucesso, então não é para ele que ela vai levar. Logo, você precisa de uma lista de sucesso:
O Método de Pareto
Conhecido pela proporção 80/20, este princípio afirma que: uma grande parte dos seus resultados provêm de uma pequena parcela de suas ações.
Monte a “to-do list” mais extensa possível, e então aplique o método de Pareto. Não se contenha, vá ao extremo, continue aplicando a proporção até que sobre a crème de la crème de suas tarefas e permita que elas guiem o seu dia, sua semana, seu mês, seu ano, sua vida.
OBS: Não se prenda a números, o método é conhecido pela proporção 80/20, mas pode muito bem ser 90/20 ou 70/10 ou 65/5. Descubra a proporção que melhor corresponde a sua situação!
Ok, mas como saber o que deve guiar minha lista de sucesso?
Simples, use a Pergunta Foco.
A Verdade: o caminho simples para a produtividade
2ª PARTE
Comece pela pergunta ❓(Desculpa Simon)
“Julgue um homem por suas perguntas, em vez de suas respostas.”
A qualidade da sua pergunta, determina a qualidade da resposta que você busca. Logo, realizar uma pergunta grande e específica é fundamental para alcançar objetivos grandes e específicos. Como são detalhadas, não haverá ambiguidade sobre seus resultados.
A Pergunta Foco
“Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”
A Pergunta Foco é simples e aplicável em qualquer área da sua vida. Ela deixa claro que o sucesso é constituído por uma sequência de pequenas ações, uma queda de dominós. Também serve como:
🧭 Bússola: “Qual é a minha ÚNICA Coisa neste momento?” (Foco simples).
🗺️ Mapa: “Qual é a minha ÚNICA Coisa?”
A Pergunta Foco na prática
Obviamente, você não precisa aplicá-la em todos os momentos da sua vida, em cada passo que você toma, isso é de enlouquecer. A melhor maneira de usá-la nas coisas maiores, vendo para onde elas o levam.
Para adaptá-la: 1° diga a área; 2° adicione parte da pergunta e uma delimitação temporal; e finalize com “de modo que ao fazê-la o restante se torne mais fácil ou desnecessário?” . Por exemplo:
“Para minhas finanças¹, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer para aumentar em 2x meu patrimônio líquido, em 6 meses² de modo que ao fazê-la o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”.
Encontrando Grandes Respostas
Agora precisamos encontrar uma resposta grande e específica.
Há 3 categorias de respostas:
1. Realizáveis:
São as respostas mais fáceis que você pode encontrar. Você não precisa sair da sua zona de conforto, e usa suas habilidades e experiência para encontrá-las. Não são elas que buscamos.
2. Estendidas:
Ainda estão próximas de você, mas você precisará realizar um pequeno esforço para encontrá-las. Pode exigir um pouco de estudo, ou até mesmo uma extensão de seus limites e habilidades atuais. Considere-as potencialmente conquistável e provável, dependendo de sua dedicação. Interessantes, mas pode ser melhor…
3. Possíveis:
Essas são as respostas mais difíceis de conseguir, mas garanto pra você que, ao encontrá-las você expande e enriquece sua vida. Se deseja o máximo de uma resposta, saiba que ela mora fora da sua zona de conforto, pois o leva a um caminho que não é óbvio. São as chamadas: Grandes Respostas
Uma Grande Resposta é, essencialmente, uma resposta nova.
Ela ultrapassa todas as respostas atuais, em busca de uma para o momento futuro. E para encontrá-la, você pode usar o que apenas os grandes empreendedores fazem: benchmarking e trending.
Benchmarking: o sucesso de hoje
A pesquisa e a experiência dos outros são o melhor lugar para começar a procura por sua resposta. 🔎
Você deve começar estudando a vida das pessoas bem-sucedidas naquilo que você busca. Se necessário, pergunte-se “Alguém já estudou ou conseguiu fazer isso ou algo parecido?”, quase sempre um sonoro sim é a resposta.
Então busque, seja em livros, artigos, internet, por pessoas que viajaram ou estão viajando pelo caminho que você quer trilhar. Em seguida, você pode replicar e montar seu benchmarking. O que nos leva ao trending.
Trending: o sucesso de amanhã 🌅
Com esse conhecimento adquirido, você consegue olhar a situação como um todo, e metrificar seus resultados. O que antes era uma grande escalada, se torna o topo da montanha, acima do qual você consegue visualizar o que está por vir. Isso é o trending, significa observar as tendências do mercado e seguir os melhores, ou ir na direção completamente oposta, se necessário, claro.
Com isso em mente, sua resposta será original. E você terá que se reinventar para implementá-la, logo não se surpreenda caso você veja mudanças em si próprio ao longo da jornada. Entretanto, nunca se esqueça: “Você deve estudar os mestres, mas guarde o estilo original que bate dentro de sua alma.”
Os Quatros Ladrões
Passa tudo, passa tudo! 🔫
Assim como existem as Seis Mentiras que podem te enganar e ludibriar você, existem os Quatro Ladrões que podem roubar sua produtividade.
1. Incapacidade de dizer “não”
Não duvide do poder do não.
Quando você diz sim para todos, você busca agradar a todos. Porém, no final das contas**, a única pessoa que você não busca agradar é você mesmo.** Logo, pare agora de dizer sim e se coloque em primeiro lugar. Isso não é egoísmo, é ter prioridades. Oportunidades sempre vão aparecer, mas nem todas são para você.
Existem várias maneiras de dizer não: com respeito, prontamente e você pode indicar alguém que diria sim em seu lugar. Esses são apenas alguns exemplos, seja criativo! 💡
2. Medo do Caos
“Tempo gasto com uma coisa, significa tempo não gasto com outra.”
Ame o caos, o abrace. A partir do momento que você vive focado em sua ÚNICA Coisa, uma consequência garantida é que as outras coisas não serão feitas. Acostume-se com ele e supere.
Quando você busca a grandiosidade, o caos certamente vai aparecer.
Entretanto, em outras áreas da vida o caos pode não ser muito bem vindo. Nesses casos, dê seus pulos. Os seus blocos de tempo podem ser levemente diferentes do modelo apresentado, mas não perca o foco. Após se comprometer com a sua ÚNICA Coisa e buscá-la todos os dias, resultados extraordinários aparecem, o que leva a oportunidade de - aos poucos - organizar o caos.
3. Maus hábitos de saúde
Já ficou evidente que o seu corpo é seu principal ativo, né? Basta procurar os pontos no resumo. Aqui a mensagem será simples e direta: você é prisioneiro do corpo em que vive, logo se não cuidar direitinho… Talvez não tenha como consertá-lo... 📉
4. O ambiente não o apoia em seus objetivos
Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive.
Caso você não viva em uma ilha deserta, você convive com pessoas diariamente. Além disso, o espaço físico em que nos encontramos também nos influencia. Quer um exemplo? Viaje por duas semanas para outra região do Brasil, aposto que você vai voltar falando algumas gírias típicas, ou até mesmo com sotaque. Bah, oxe, "mânu"…
O comportamento é contagioso, ele se espalha com facilidade. Logo, se você convive com pessoas que são negativas e “não querem nada com a vida”, há grandes chances de você cair no “efeito manada” e entrar na dança.💃 🕺
Ninguém chega ao sucesso sozinho e ninguém fracassa sozinho. Preste atenção às pessoas que o cercam.
Simples, não é mesmo? Curto e direto ao ponto, do jeitinho easy books. Agora, a parte final: os resultados.
Resultados Extraordinários: revelando possibilidades dentro de você
3ª PARTE
3 Ps:
Não, não é o lema do Joel Jota: “Pessoas Precisam de Pessoas”. (Alô, JJ! Será que vem resumo de 100% Presente? 👀). Brincadeiras à parte, para alcançarmos resultados extraordinários, existem 3 pilares fundamentais, os 3Ps:
Propósito;
Prioridade;
Produtividade;
Imagine que os 3Ps estão representados nesse iceberg. O propósito e a prioridade estão submersos, com o propósito na base. O topo do iceberg representa a produtividade. Conclusão: você é determinado pelo que não vê.
Além disso, no caso dos negócios - acima da produtividade - podemos incluir o lucro.
Conectar intenção, prioridade e produtividade determina quão acima dos demais se erguem os indivíduos de sucesso e os negócios lucrativos.
1. Propósito:
Nosso destino é determinado por nossas decisões.
Para que você busque o resultado da sua resposta para a Pergunta Foco, é importante que ele esteja alinhado com um propósito forte e definido, para que você não corra atrás do vento. O autor oferece a seguinte definição para propósito: “uma combinação de onde vamos e o que é mais importante.” E complementa com:
"Nossas intenções determinam nossas prioridades, e nossas prioridades determinam a produtividade de nossas ações."
O Poder do Propósito
Um propósito poderoso é a principal fonte da força pessoal - força de convicção e força de perseverança. Quando você sabe para onde quer ir, a clareza vem rapidamente, com isso você toma decisões mais rápidas - baseadas em suas convicções - e graças a essa agilidade, você acaba por ser o aquele que faz primeiro e melhor. Nos dias de luta (todos nós os temos), será o propósito que o manterá firme na sua jornada. Além disso, pode-se usar a Pergunta Foco para buscar seu propósito:
“Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer na minha vida que faria mais sentido para mim e para o mundo, de modo que, ao fazê-la, o restante se tornaria mais fácil ou desnecessário?”
2. Prioridade
Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve
E então? A pílula vermelha ou a azul? (Se você não pegou essa referência, separa um tempinho no fds para assistir Matrix, vai valer a pena 😉). Ok, falando sério.
Qualquer coisa que seja feita durante o dia vai te levar a algum lugar. Porém, a partir do momento que sua vida possui um propósito definido, viver com prioridade é fundamental. Afinal, se ao longo dia você não busca construir um caminho até o seu propósito, como quer chegar até ele? Como diz o autor:
Propósito sem prioridade não tem poder algum.
A Definição de Objetivos para o Agora
O propósito futuro conecta-se com a prioridade presente.
Esse método serve para te manter no caminho rumo a realização do seu propósito, deixando explícitas as suas prioridades. Para explicar este método, por favor imagine sete daquelas bonequinhas russas……… Imaginou? Agora você as colocará nessa ordem:
Objetivo para algum dia
Objetivo para cinco anos
Objetivo de um ano
Objetivo mensal
Objetivo semanal
Objetivo diário
Agora
Comece pelo topo, até chegar naquilo que você deve fazer agora. Use a fórmula da Pergunta Foco e, como delimitador temporal, cite o objetivo que está acima. Exemplo: “Com base no objetivo semanal, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoje?”.
3. Produtividade
Sempre há uma maneira de medir sua produtividade, em qualquer área da sua vida. Na área profissional é bem simples, quanto você ganha? Nesse caso, o dinheiro serve como metáfora para a produção de resultados, logo quanto mais produtivo você for, melhor é o seu sistema de organização de tempo.
Blocos de tempo
Mantenha os seus compromissos mais importantes
Os blocos de tempo são uma ferramenta para manejo e uso do mesmo. Ao organizá-lo, você foca sua energia e orienta seu trabalho em direção ao que é importante. Para alcançar resultados extraordinários, o autor recomenda dividi-lo em três grandes blocos:
1.Bloco para seu tempo livre
Este é o mais importante. Sem um tempo para descansar e recarregar as baterias, sua produtividade irá cair em queda livre... Você precisa descansar. Claro, o tempo fornecido depende de sua situação, mas pelo menos tenha um dia de descanso.
Pessoas bem-sucedidas começam o ano planejando seu tempo livre, pois sabem que vão precisar. Quando você planeja seus períodos de descanso de antemão, está organizando seu tempo de trabalho em torno deles. Além de avisar com antecedência aos outros, que você estará ausente em x momentos.
Em resumo: Imagine sua falta de produtividade como o armazenamento de um celular. Quando você começa a trabalhar, ela está vazia, mas após alguns dias sem descanso (meses instalando apps), ela está quase cheia, o que torna o você (o celular) mais lento e menos produtivo.
2.Bloco para sua ÚNICA Coisa
Esse bloco é autoexplicativo né? A sua tarefa mais importante exige o máximo de tempo possível. Caso termine a sua ÚNICA Coisa do dia e ainda há tempo sobrando, utilize a Pergunta Foco para descobrir o que fazer em seguida.
Um aspecto fundamental para esse bloco, é que você trabalhe no tempo do fato. O tempo do fato é: “Meu trabalho acaba quando acaba”. Caso não seja possível, o autor indica - no mínimo - 4 horas dedicadas a esse bloco, baseando esse tempo na Regra das 10 mil horas, apresentada por Malcolm Gladwell no livro “Fora de Série - Outliers”. (Será que vem resumo?)
Não quebre a corrente
Uma dica de Jerry Seinfeld pode te auxiliar na sua produtividade. Seinfeld disse que a maneira que ele encontrou, para se motivar a realizar sua ÚNICA Coisa (escrever piadas), foi pendurar um grande calendário anual na parede do quarto dele, e todos os dias que ele executava sua ÚNICA Coisa, ele marcava um X vermelho no calendário. Após um tempinho, você não vai querer quebrar a corrente.
3. Bloco para planejar seu tempo
Esse é o momento em que você deve refletir sobre onde está e para onde quer ir. Aproveite para revisar sobre seu progresso em relação aos seus objetivos definidos. Reserve uma hora por semana para revisar sobre seu progresso em relação aos seus objetivos anuais e mensais. Além disso, você pode acrescentar novos objetivos, revisitar os antigos ou eliminar alguns que já não fazem mais sentido para você.
Para o planejamento anual, agende esse tempo longe o bastante no ano para que você tenha noção da sua trajetória, mas não tão longe a ponto de perder o começo do ano seguinte.
Estamos a um pézinho do final do nosso resumo. Gostaria de apresentar-lhe um último conceito presente no livro de hoje. Vamos?
O Efeito Dominó 🁰
Quando uma ÚNICA Coisa, a coisa certa é posta em movimento, pode tombar muitas outras.
Segundo um trabalho de Lorne Whitehead, um dominó é capaz de derrubar outro dominó 50% maior. Se o conceito do efeito dominó é uma progressão linear (uma peça derruba a outra, e assim sucessivamente), a pesquisa de Whitehead seria uma progressão geométrica.
Sucesso é construído sobre sucesso.
Com isso em mente, transfira essa ideia para o mundo dos negócios. O que começa linear, se torna geométrico. A chave é: dê tempo ao tempo, permita que ele trabalhe. Para isso, faça sua parte! Execute sua ÚNICA Coisa todos os dias, e você irá vivenciar o poder do tempo!
🚩Agora repito a pergunta do começo da newsletter:
"Qual é a sua ÚNICA Coisa?"
Se você não sabe qual é a sua ÚNICA Coisa, então a sua ÚNICA Coisa neste momento é encontrá-la! E pode contar conosco para ajudá-lo na jornada!
Caso tenha gostado do resumo, recomendamos que você adquira o livro, pois você poderá consumir o conteúdo na íntegra. Compre aqui!
Clique aqui para acessar o site oficial do livro! Ele serve como uma extensão do livro, e um pouquinho mais!
Expandindo…
Caso queira estudar afundo algum aspecto do livro, aqui vão algumas recomendações:
🔍 Sobre "Ser multitarefeiro é uma mentira", clique aqui para ler uma pesquisa de 2009 sobre a mediocridade dos multitarefeiros. (Está em inglês)
Sobre criar novos hábitos, confira essa palestra fera do Joel Jota no Tedx Talks! 🗣
Filmes sobre propósito: 🎬
🎷 Soul (disponível no Disney+)
🏀 Coach Carter: treino para a vida (disponível na Netflix)
⛑ Até o Último Homem (disponível no Amazon Prime Video).
easy books 📚
leia 30 dias em 20 minutos.
A easy books é uma newsletter semanal e gratuita, que tem como missão empoderar as pessoas com conhecimento a partir de resumos de livros de negócios e desenvolvimento. Transformamos a sua leitura em algo moderno, divertido e criativo, agora não tem desculpa para não desenvolver o hábito da leitura.
Todo domingo na caixa de entrada do seu e-mail. Sem enrolação, só negócios.
Te vejo no domingo!
Preste atenção, nem sempre chegamos na página principal do seu e-mail. Então se isso acontecer está tudo certo, você só precisa procurar em spam ou promoções.