12 Regras para a vida - Jordan Peterson (Parte 1)
A capa do resumo de hoje... This is art. 👌
Leia 30 dias em 20 minutos…
O livro “12 Regras para a vida”, é do time “livros que devem ser lido várias vezes durante a sua vida”. Ele possui uma riqueza e uma profundidade de conhecimento - no mínimo - dignas de fascínio e expressões faciais como essa: 😮
Logo, ao invés de trazer uma versão simplista das 12 regras (perdendo assim a riqueza da obra), optei por dividir esse resumo em partes e aprofundar mais em cada regra. Afinal, seria muito conveniente trazê-las de maneira simplista, mas como diz a Regra 7: Busque o que é significativo, não o que é conveniente.
Claro que eu não possuo a capacidade do Jordan Peterson. Eu fiz o meu melhor para conseguir transmitir um pouco da experiência que é ler um de seus livros. Se você se interessar pela obra, recomendo fortemente que a compre.
Quem é “Jordan B. Peterson”?
Dr. Jordan Bernt Peterson é um psicólogo clínico e um dos intelectuais públicos mais influentes do mundo. Já foi professor em Harvard e na Universidade de Toronto, consultor do secretário-geral da ONU, ajudou seus clientes a lidarem com depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e esquizofrenia.
Juntamente com seus alunos e colaboradores em Harvard e na Universidade de Toronto, Dr. Peterson publicou mais de uma centena de artigos científicos, transformando a compreensão moderna da personalidade. Em 1999, publicou seu primeiro livro “Mapas do Significado”, que revolucionou a psicologia da religião.
Regras? Pra quê?
INTRODUÇÃO
Para começar, acho interessante explicar a importância de termos regras para a vida. Quando pensamos em liberdade não pensamos em regras. Provavelmente, você acredita que elas vão restringir seu potencial e sua experiência na Terra. 🌎
Veremos ao longo do resumo, que o Dr. Peterson explica por que as melhores regras, basicamente, não nos restringem; pelo contrário, facilitam nossos objetivos e nos ajudam a ter uma vida mais plena e livre.
“E a principal regra é que você deve assumir responsabilidade por sua própria vida. Ponto-final.”
As regras serão exigentes. Elas vão demandar que você passe por um processo incremental que, ao longo do tempo, vai levá-lo a um novo limite. Isso vai exigir aventurar-se no desconhecido, no caos (já já eu chego nele).
Se desenvolver além dos limites atuais do seu eu requer uma escolha cuidadosa de ideais e a busca deles: ideais que estão lá em cima, acima de você, superiores a você - e que nem sempre você terá certeza se vai alcançar.
Sobre o Ser
O termo Ser (com o “S” maiúsculo) será usado no local da palavra “ser”. Jordan usa o termo dessa forma, por influência do filósofo Martin Heidegger. Ser é o que cada um de nós experimenta, subjetiva, pessoal e individualmente, assim como o que cada um experimenta juntamente com os outros.
De tal forma, isso inclui emoções, desejos, sonhos, visões e revelações, bem como nossos pensamentos e percepções particulares. O Ser também é, por fim, algo que é trazido à existência através da ação, então, sua natureza tem um grau indeterminante de consequência das nossas decisões e escolhas.
Costas eretas, ombros para trás
REGRA 1
Conflitos e hierarquia
A famosa regra das lagostas. Essa não é a primeira à toa, pois você pode começá-la imediatamente (isso se já não o fez, rs). Essa regra é uma meditação sobre lagostas, hierarquias, a influência que a sua postura exerce em sua mente
Lagostas e conflitos 🦞
Você gosta de lagostas?
As lagostas moram no fundo do oceano e querem um lugar seguro, em que a caça e a coleta sejam boas. Elas querem um lar. O problema é que, uma vez que existem muitas lagostas, se duas desejam ocupar um mesmo território, por exemplo, como será definido o “proprietário” do espaço? Por meio do conflito.
Neuroquímica da derrota e da vitória 🏆
Long story short, a química do cérebro de uma lagosta perdedora difere de forma importante daquela de uma vencedora. Isso é refletido na postura de cada uma delas. A posição de confiança ou submissão desse crustáceo depende da proporção de dois hormônios: a serotonina e a octopamina.
A vitória em um conflito aumenta a proporção do primeiro em relação ao segundo. A vitoriosa se torna um tipo de crustáceo convencido e pomposo, pois a serotonina ajuda a regular a flexão postural.
“E o que tem a ver a postura com a confiança?” 🤔
Ao assumir uma postura aberta e mais adequada, a lagosta vencedora impõe a sua dominância sobre a perdedora e as outras lagostas ao redor. Assim, a sua postura transmite a sua confiança.
Por outro lado, a derrota tem o efeito contrário (e mais potente) na perdedora. Por conta da proporção hormonal favorecer a octopamina, a derrotada apresenta uma aparência de desalinho e inibição - evidenciando seus status de perdedora.
Hierarquia 👑
Você pensa que a hierarquia é uma construção social? Oh, honey… As lagostas existem há - pelo menos - 350 milhões de anos. Para efeito de comparação, há 60 milhões de anos atrás, os dinossauros ainda existiam.
Portanto, é notável que a hierarquia é uma característica permanente do ambiente ao qual toda vida complexa se adaptou. Cerca de 300 milhões de anos atrás, os cérebros e os sistemas nervosos eram relativamente simples. Entretanto, já possuíam a estrutura sobre o status e sociedade.
“É muito difícil enfatizar suficiente a importância desse fato.”
Por mais que a divisão da sociedade em hierarquias pareça ser social ou cultural, ela existe há muito mais tempo do que a espécie humana. Nós somos da espécie Homo sapiens sapiens, espécie essa que surgiu entre 400 mil e 100 mil anos atrás. 🤯
Consegue entender? Não é uma criação do capitalismo, ou do comunismo, nem do patriarcado. Tampouco uma criação humana; não em um sentindo mais profundo.
“É um aspecto quase que eterno do ambiente e muito daquilo cuja culpa colocamos nessas manifestações efêmeras é uma consequência de sua existência imutável.”
Somos fruto de um processo evolutivo que não começou ontem, mas há milhões de anos atrás, portanto existem fatos que são irrefutáveis. Esquecemos que somos parte constituinte da natureza, e que muito pode ser aprendido ao olhar para a natureza.
Obs: É de suma importância, enfatizar que as hierarquias são determinadas pela competência. Ou seja, nossa estrutura social é feita a partir de hierarquias de competência. As hierarquias pautadas pelo poder (que é uma estrutura hierárquica disfuncional) se fazem presentes em sociedades em que a tirania e a opressão prevalecem. 📝
A calculadora mental 📐
“A parte do nosso cérebro que registra nossa posição na hierarquia de competência é, portanto, excepcionalmente antiga e fundamental. É um sistema mestre de controle ajustando nossas percepções, valores, emoções, pensamentos e ações. Ele afeta poderosamente cada aspecto do nosso Ser, tanto consciente quanto inconsciente.”
Essa parte do nosso cérebro descrita acima, será chamada de calculadora e está bem na base dele, em uma das camadas mais profundas do seu ser. Ela monta a sua percepção de valor, ao observar a maneira como você é tratado pelas pessoas ao seu redor. Daí, é gerado uma determinação do seu valor, designando assim o seu status.
Aonde você quer chegar?
Falamos sobre vários temas. Assuntos que possuem uma certa relação, mas toda essa conversa deve ter evocado essa pergunta na sua cabeça. Pois bem, isso que é ler Jordan Peterson, rs. No final de cada regra, tudo faz sentido. 😄
"Se você se arrastar por aí com a mesma postura de uma lagosta derrotada, as pessoas vão lhe atribuir um status baixo, e a calculadora [...] vai lhe atribuir um número baixo de dominância. Prejudicando a produção de serotonina."
E as consequências você já sabe: isso o fará menos feliz, mais ansioso, triste e com mais chances de cair quando deveria se defender. Também diminuirá seu acesso à bons recursos e a chance de conseguir um cônjuge saudável e desejável.
"As pessoas, assim como as lagostas, medem-se em parte por consequência da postura."
Ao se apresentar com uma postura ruim - peito para dentro e cabeça para baixo, parecendo pequeno (em uma posição de proteção de um ataque frontal, expondo as costas) -, você vai se sentir pequeno, derrotado e incapaz. E a reação das pessoas irá reforçar o seu comportamento, gerando um ciclo de feedback positivo. ♻
Mude a sua postura
A boa notícia é que o contrário é verdadeiro. As circunstâncias mudam e você também pode mudar. Você é capaz de efetuar essa mudança por meio da sua linguagem corporal, pois a emoção é, em parte, expressão corporal.
"Ah, mas só mudar minha postura não me fará subir na hierarquia". Sim, você está certo. Entretanto, essa mudança não é somente algo físico, pois você não é apenas um corpo. Vai muito além disso, pois você também é um espírito (uma psique). 🌬
"Levantar a cabeça significa voluntariamente aceitar o fardo do Ser. Seu sistema nervoso reage de uma forma totalmente distinta quando você enfrenta as demandas da vida voluntariamente. Você reage a um desafio em vez de se preparar para uma catástrofe.”
É um convite a assumir o seu lugar na hierarquia de competência, a se comprometer consigo mesmo a adotar uma postura de disposição para defender, expandir e transformar o seu território. Significa aceitar a terrível responsabilidade da vida com os olhos abertos. 👁
"Então, preste muita atenção em sua postura. Pare de se curvar e ficar se arrastando. Fale o que pensa. Apresente seus desejos como se tivesse direito a eles - ou, ao menos, o mesmo direito que os outros. Caminhe de cabeça erguida e olhe firmemente para frente. Ouse ser perigoso."
Então, busque sua inspiração na lagosta vitoriosa, com seus 350 milhões de anos de sabedoria prática. Levante a cabeça, mantenha costas eretas e ombros para trás.
Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade
REGRA 2
Essa regra é uma reflexão sobre como nós tratamos a nós mesmos, o porquê de não nos tratarmos tão bem como deveríamos e a explicação de conceitos fundamentais e extremamente influentes nos trabalhos do Jordan: a ordem e o caos. Here we go!
De 8 em 8 horas uma dose de anti-amor… 💊
Imagine que um remédio foi prescrito para 100 pessoas. Destes, 1/3 não o compra. E das 67 pessoas que o compraram, somente 1/2 o toma corretamente. (Resultados de um estudo de 2014, conduzido por psicólogos canadenses).
Por outro lado, se o seu cachorro está doente, você o leva ao veterinário. Então alguns medicamentos são prescritos e o que você faz? Você os compra. Entretanto, você tem os mesmos motivos para não confiar no veterinário como médico. 🐶
“As pessoas são mais cuidadosas ao comprar e administrar remédios para seus animais de estimação do que para si mesmas. Isso não é bom [...] Quanta vergonha deve haver para algo assim ser real? O que será que faz as pessoas preferirem seus animais de estimação a si mesmas?””
As pessoas parecem amar mais seus animais de estimação do que a si mesmas. Por que? A resposta para essas perguntas, Jordan encontrou em uma história bem antiga e primordial.
Autoconsciência e nudez
Iremos falar bastante sobre a Bíblia. Porém, por favor não coloque os óculos do preconceito. A análise aqui está desvinculada de qualquer religião, afinal a Bíblia é um livro adotado por uma religião. Não foi o cristianismo que deu origem à Bíblia, mas o contrário. Dito isso…
Ordem e Caos ☯
ANTES de continuarmos, preciso te introduzir a estes elementos fundamentais da existência: o Caos e a Ordem. O símbolo que introduz este capítulo, o “Yin-Yang”, de origem taoista, e é uma representação desses conceitos. O terceiro elemento se encontra entre ambos, e parece idêntico ao que, hoje, é chamado de “consciência”.
O Caos
“O caos é o domínio da ignorância em si. É um território inexplorado. É o que se estende, eternamente e sem limites, além das divisas de todos os estados, ideias e disciplinas. É onde estamos quando não sabemos onde estamos, e o que fazemos quando não sabemos o que estamos fazendo. ”
É o desconhecido, é o fundo poço, o local em que você vai parar quando dá uma m**** gigantesca, quando seus sonhos morrem. Em resumo, todas aquelas coisas e situações que não conhecemos nem entendemos. 🐍
Também, o caos é o potencial. É o potencial sem forma do qual o Deus do Gênesis 1 criou a ordem usando a Palavra. É o mesmo potencial que usamos para criar o romance e os momentos de nossas vidas. E o caos é a liberdade, a terrível liberdade.
A Ordem 🏰
“A ordem, por contraste, é o território explorado. É a hierarquia de lugar, posição e autoridade com centenas de milhões de anos. É o lugar em que o comportamento do mundo se iguala às nossas expectativas e nossos desejos; o lugar em que todas as coisas acontecem como queremos.”
É a estrutura da sociedade, ou seja é a religião, o coração, o lar e o país. Entretanto, essa mesma ordem pode se transformar em tirania e opressão, quando as demandas por certeza, uniformidade e pureza ficam unilaterais - o fascismo é um exemplo.
Quando tudo está definido, a ordem se faz presente. É nela que pensamos sobre as coisas para o longo prazo, pois tudo está calmo e seguro. O presente está garantido.
O masculino e o feminino
Uma última observação, extremamente necessária. 👫
A ordem parece estar simbolicamente associada com a masculinidade (o yin, a porção preta do símbolo taoista). Em parte, pois os homens (historicamente falando) são e têm sido os construtores dos povoados e cidades, engenheiros, pedreiros e maioria em profissões de mão de obra pesada.
(Novamente, este último é um fato histórico, desde tempos longínquos e a formação das sociedades e o fim do nomadismo, ok?).
“A ordem, quando levada longe demais, quando está desequilibrada, também pode se manifestar de modo destrutivo e terrível. Ela é assim na migração forçada, no campo de concentração [...]”
O caos, é simbolicamente associado com o feminino (o yang, a porção branca). Em parte, é assim porque todas as coisas que conhecemos nasceram do desconhecido, assim como todos os seres nasceram de mães. O caos é a origem, a fonte; a substância da qual todas as coisas são feitas.
“Em sua aparência positiva, o caos é a possibilidade em si, a fonte de ideias, o domínio misterioso da gestação e do nascimento.”
A fronteira entre Ordem e Caos 🚧
“Muitas coisas começam a fazer sentido quando vemos conscientemente o mundo dessa maneira […] É o tipo de conhecimento do que o ajuda a saber como. Esse é o tipo de é de onde você pode extrair um deveria.”
O yin - yang, não somente retrata essa dualidade como elementos fundamentais do Ser - também lhe diz como agir. O caminho taoista da vida está no limite entre o Caos e a Ordem. Está na sua capacidade de andar pela fina linha que divide ambas essas forças.
E se você prestou atenção, já sabe o que é esse limite. Lembrou? É a consciência.
O Jardim do Éden
Após criar o Jardim, Deus colocou Adão junto com todos os tipos de árvores frutíferas, sendo que uma delas era a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Então, definiu que Adão poderia comer qualquer fruto, menos os desta árvore. Depois disso, Ele criou Eva para ser a parceira de Adão.
E então, no terceiro verso do Gênesis, surge a serpente. O surgimento dela parece ser um reflexo, em parte, da interação ordem/caos.
O nosso maior inimigo: a serpente interior 🐍
“A serpente no Éden, portanto, significa a mesma coisa que o ponto preto no yang do símbolo de totalidade taoista - isto é, a possibilidade de que o desconhecido e revolucionário se manifeste repentinamente quando tudo aparenta estar calmo.”
Vivemos na ordem, rodeados pelo caos. E, parece não ser possível até para o próprio Deus, fazer um lugar limitado protegido do caos: mesmo o lugar mais seguro abriga uma serpente. E mesmo se matarmos todas elas (sejam répteis ou representadas de forma análoga por outros humanos em conflito conosco)…
“A pior de todas as serpentes possíveis é a eterna inclinação humana para o mal. A pior de todas as serpentes possíveis é psicológica, espiritual, pessoal e interna.”
Olhos abertos
A serpente convence Eva a comer o fruto da Árvore do Conhecimento, alegando que ela não irá morrer, mas terá seus olhos abertos. Ela seria como Deus, sabendo diferenciar o bem do mal. Então, ela come e… Acorda: está consciente, talvez autoconsciente, pela primeira vez. 👁👁
E então, ela torna Adão autoconsciente também. Bom, ambos estão despertos, mas apenas para descobrir coisas terríveis. A primeira? Perceberam que estavam nus.
Nudez
“E qual o problema de ambos estarem nus? Afinal, eles já estavam assim antes de comer o fruto”. Vou deixar para Jordan:
“A nudez significa vulnerabilidade e ser facilmente ferido. A nudez significa
estar sujeito ao julgamento pela beleza e saúde. Significa estar desprotegido e
desarmado na selva da natureza e do homem.” 🍁
E por isso se envergonharam, pois podiam ver a si mesmos. Por conta da autoconsciência, eles eram capazes de enxergar suas falhas e vulnerabilidades. E o pior ainda não aconteceu. Conscientes de suas limitações, sentiram-se indignos de estar perante Deus (o Ser que usa a palavra para criar a ordem a partir do caos).
E então, Deus os encontra escondido entre arbustos e Adão explica que estava envergonhado por conta de sua nudez. E o que significa essa passagem?
“Isso quer dizer que as pessoas, inquietas por causa de sua vulnerabilidade, temem eternamente dizer a verdade, mediar o caos e a ordem e manifestar seu destino. Em outras palavras, têm medo de caminhar com Deus.”
Agora que Adão possui a visão divina, ele é capaz de enxergar até mesmo o futuro. E nas palavras de Deus: "Aqueles que veem o futuro também podem ver, eternamente, os problemas que se aproximam, e devem se preparar […] Para isso, terá de sacrificar eternamente seu presente em prol do futuro”. Essa fala será útil em outra regra.
Bem e mal 😬
Agora, podemos voltar ao principal: porque as pessoas tratam melhor seus pets, do que a si mesmas? Agora você tem a resposta, acabamos de tirá-la de um dos textos fundamentais da humanidade.
“Você é mau o suficiente, como as outras pessoas o conhecem. Mas somente você sabe a total extensão de suas transgressões, insuficiências e inadequações secretas. Ninguém sabe mais do que você sobre todas as formas como sua mente e seu corpo são falhos.”
E por essas e outras, você é a pessoa com mais razões para se desprezar e se ver como patético. Você tem o fardo da consciência, você é prisioneiro do seu corpo e de si próprio. Só você sabe tudo o que você já fez de ruim, ou pensou. That’s life.
Autoconsciência 😣
“Sabemos exatamente como e onde podemos ser feridos, e porquê. Somos conscientes de nosso próprio desamparo, finitude e mortalidade […] Sabemos como o terror e a dor podem ser infligidos a nós - e isso quer dizer que sabemos exatamente como infligi-los aos outros.”
Ao sabermos que estamos nus e como essa nudez pode ser explorada, também sabemos como fazer isso aos outros. Os animais não são capazes disso.
“Apenas o homem infligirá o sofrimento para fins de sofrimento. Essa é a melhor definição do mal que já consegui formular.”
E então, é - no mínimo - compreensível o indivíduo não cuidar bem de si mesmo. Afinal, ninguém entende melhor a sua escuridão, do que ele mesmo. Então, quando doente, quem estará comprometido com o próprio cuidado? E, após tudo isso que foi exposto, uma pergunta surge: O que deve ser feito?
Aonde você quer chegar?
Conscientes de nossa fragilidade e propensão para o mal, devemos buscar o autorreparo. E então você me pergunta: como o faço? A resposta está em Gênesis 1.
Deus cria o mundo com a Palavra divina e verdadeira, gerando a ordem habitável a partir do caos. E então, cria o Homem e a Mulher à Sua Imagem, logo eles são capazes de fazer o mesmo - criar a ordem a partir do caos e continuar Seu trabalho. É isso que devemos buscar!
“Podemos criar a ordem a partir do caos - e vice-versa - de nossa própria forma, com nossas palavras. Então, podemos não ser Deus exatamente, mas também não somos nada.”
Por vezes, o mundo parecerá um lugar terrivelmente cruel e impiedoso, porém lembre-se: “Não é sobre o que tem no mundo para você, mas sobre o que você traz para o mundo.” - Anne Shirley-Cuthbert.
Devemos incorporar essa Imagem de Deus - tirar do caos, pela fala, o Ser que é bom -, e fazê-lo conscientemente com nosso próprio livre-arbítrio. Olhe para dentro, e tire a parte boa que existe em você da sua porção negativa. 🤗
“Se desejamos cuidar de nós mesmo apropriadamente, teremos que respeitar a nós mesmos […] Se vivêssemos na Verdade; se falássemos a Verdade - então, poderíamos respeitar a nós mesmos, os outros e o mundo.”
Assim, você poderá cuidar de si próprio como cuida dos outros de quem gosta. Poderá se empenhar para colocar o mundo em ordem. De fato, não vivemos no Paraíso, mas é possível, ao menos, afastá-lo do Inferno.
“Fortaleça o individual. Comece consigo mesmo. Cuide de si mesmo. Defina quem você é. Refine sua personalidade. Escolha seu destino e articule seu Ser.”
E para afastar o mundo do Inferno, é necessário ter compreendido o inferno, estudando-o, de certa forma - principalmente, o próprio Inferno individual -, assim você poderá decidir não ir em sua direção nem o criar. E então, essa trajetória rumo ao Céu lhe dará um Significado, com S maiúsculo. E então, Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade.
Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você.
REGRA 3
You’ve got a friend in me.
A narrativa deste capítulo é um pouco pesada, afinal Jordan descreve a infância dele e como um de seus amigos da infância cometeu suicídio quando adulto. Tenso. 😶
Amizades verdadeiras
Ao contar a um amigo que algo de bom aconteceu com você, espera-se que ele fique feliz por você. Que comemore sua conquista, sem ter inveja. Você não quer que ele pense: “Meu Deus, porque isso aconteceu com ele e não comigo? Ele é estúpido e eu mereço mais.”
Por outro lado, ao contar uma má notícia, essa pessoa ficará triste por você e sentirá sua dor, e irá escutá-lo genuinamente. Ela não irá contar algo de ruim que aconteceu a ela, para servir como uma “compensação” (que é ridícula) ou para “competir”.
Um amigo verdadeiro irá te apoiar em seus objetivos e aspirações e irá parar você quando estiver prestes a cometer um erro destrutivo. O encorajará quando fizer algo bom e o punirá quando não o fizer. (Sim, Jorginho. Ele vai pegar seu celular quando você estiver bêbado e ter a brilhante ideia de ligar para sua ex.) 🤦♂️
Se os seus ditos “amigos” não são assim… Tenho uma má notícia para te dar: talvez eles não sejam seus amigos, e talvez eles nem se importem tanto em manter um relacionamento com você.
Porque escolhemos más amizades 👉
“Às vezes, quando as pessoas têm uma opinião negativa sobre seu próprio valor - ou, talvez, quando se recusam a assumir a responsabilidade por suas vidas -, escolhem uma nova amizade precisamente do mesmo tipo que provou ser causador de problemas no passado.”
Pessoas que estão nessa situação, não acreditam que merecem coisa melhor - sequer a procuram. Ou, talvez, não estejam dispostas a conseguir. E, citando o livro “As vantagens de ser invisível”: “Nós aceitamos o amor que achamos merecer.”
Não tente salvar quem não quer ser salvo 👩⚕️
Você já deve ter escutado a célebre frase: “Não dá para ajudar quem não quer ser ajudado”. Isso é um fato. Porém, às vezes as pessoas escolhem amigos ruins porque querem resgatar alguém. Uma postura comum entre jovens, pois ainda são ingênuos.
E quando não é ingenuidade, essa tentativa de ser o Messias de alguém é alimentada (geralmente) por vaidade e narcisismo. Um excelente retrato deste comportamento foi feito por um tal de Fiódor Dostoiévski no clássico “Notas do Subterrâneo”. (Vale a leitura 😉).
“Como você sabe que suas tentativas de puxar alguém para cima não o levarão - ou você - mais para baixo?“
Talvez você esteja salvando alguém porque é uma pessoa forte, generosa e virtuosa que quer fazer o correto. Porém - e, talvez, o mais provável - você apensa quer exaltar sua compaixão e boa vontade. Ou, talvez, porque seja mais fácil parecer virtuoso quando se está próximo de alguém completamente irresponsável.
“Presuma primeiramente que está fazendo a coisa mais fácil, e não a mais difícil.”
Ou talvez… 🤔
Você simplesmente está se associando com pessoas ruins, pois é mais fácil. Você sabe disso. Seus amigos sabem disso. Vocês estão juntos compartilhando o niilismo, o fracasso e o sofrimento do pior tipo: vocês decidiram sacrificar o futuro pelo presente. Vocês não falam sobre isso, mas vocês sabem o que está acontecendo.
Ou, você permanece em um relacionamento destrutivo com o outro, talvez seja por você ser pouco determinado e indeciso demais para sair (mas não quer admitir), ou a sua insistência é uma maneira de você afirmar para si mesmo: “Alguém que se sacrifica dessa maneira, com o desejo de ajudar alguém… Deve ser uma pessoa boa.”
Corte amizades que não somam ✂
É moralmente aceitável escolher amizades. Nós vimos na Regra 2, que temos a obrigação moral de cuidar bem de nós mesmos, e isso implica ter boas amizades.
“É correto e louvável associar-se com pessoas cujas vidas seriam melhoradas se vissem sua vida melhorar.”
Então, talvez em vez de continuar essa amizade você deveria apenas ir para outro lugar, organizar-se e liderar pelo exemplo. Porém, lembre-se:
“E nada disso é uma justificativa para abandonar aqueles em real necessidade para ir em busca de sua ambição cego e estreita, se é que é preciso dizer isso.”
Aonde você quer chegar?
As más companhias não gostam do bom exemplo, pois ele é um desafio fatal e todo herói, um juiz. Porque suas novas conquistas tornam os fracassos delas mais evidentes.
“Quando ousa aspirar mais alto, você revela a inadequação do presente e a promessa do futuro.”
E isso os incomoda, pois mostra que o cinismo e imobilidade deles são injustificáveis. Você se torna um lembrete que eles pararam de se importar porque não querem carregar o mundo em seus ombros, ao aceitar suas responsabilidades.
“Não pense que é mais fácil se cercar de pessoas boas e saudáveis do que das más e prejudiciais. Não é.”
Pessoas assim são um ideal. Você precisará ter ousadia e força para estar ao lado de alguém assim. Seja humilde, arrisque com um pouco de coragem. Use seu juízo e não se deixe levar pela compaixão e piedade, frutos da ingenuidade. Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você.
Cadê as outras 9 regras?
ESTA NÃO É A CONCLUSÃO
Completando o que foi dito no início do resumo, se eu trouxesse as 12 regras de maneira resumida, a profundidade delas iria se perder, pois muitas possuem uma nomenclatura como a da regra 1: “Costas eretas e ombros pra trás”. 🦞
Simples. Entretanto existe um porquê muito maior por trás desta regra, do que simplesmente uma questão de postura corporal. O mesmo acontece com as outras.
Sendo assim, se a profundidade fosse deixada de lado, muito provavelmente a maioria dos nossos leitores sequer cogitariam seguir essas regras, pois as julgariam como “mas eu já sei isso”, ou “isso é óbvio”, e seguiriam suas vidas.
Entretanto, com parte do aprofundamento (afinal, isso aqui é um resumo), você pode até optar por não seguir uma regra ou outra, mas ao menos você ficará pensativo sobre o que foi apresentado. E se optar por seguir, não será por mero capricho, mas sim porquê fez sentido para você e possui uma razão gigantesca por trás.
Com isso, chegamos ao fim da 1ª parte. Te vejo no próximo domingo! 👋
Se você leu todos os resumos da easy books…
Obrigado pela confiança! Você já economizou R$ 923,10.🤝
Gostou do livro? Compre-o clicando aqui! Ler esse livro não é somente “ler”, é mais do que isso, muito mais. É uma experiência.
easy books 📚
leia 30 dias em 20 minutos.
A easy books é uma newsletter semanal e gratuita, que tem como missão empoderar as pessoas com conhecimento a partir de resumos de livros de negócios e desenvolvimento. Transformamos a sua leitura em algo moderno, divertido e criativo, agora não tem desculpa para não desenvolver o hábito da leitura. 🧐
Todo domingo na caixa de entrada do seu e-mail. Sem enrolação, só negócios.
Te vejo no próximo domingo!
⚠️ (Preste atenção, nem sempre chegamos na página principal do seu e-mail. Então se isso acontecer está tudo certo, você só precisa procurar em spam ou promoções.)